sexta-feira, 20 de março de 2015

Como há 28 anos


De que serve andar na Champions se não for para defrontar os melhores? Neste caso, o melhor. O Bayern tem argumentos superiores em toda a linha. Podemos falar de Guardiola, Alaba, Robben, Goetze, Muller... Mas quem são estes comparados ao sacana do Neuer? 

O FC Porto já cumpriu e superou desportiva e financeiramente os seus objectivos na Liga dos Campeões, com a equipa mais jovem e inexperiente dos 1/4. A final de Viena deve servir como inspiração, não como ilusão, pressão ou obrigação. Tudo o que não for o apuramento do Bayern será uma surpresa, talvez a maior de um clube português na Europa desde 2004.

O Bayern perdeu apenas 3 jogos esta época e está a passear na Bundesliga, enquanto o FC Porto continua sob pressão no Campeonato. Perdeu a Supertaça com o Dortmund, logo no início da época. Perdeu em Manchester com o City, depois de chegar aos 85 minutos a vencer. E levou 4-1 do Wolfsburgo, num jogo com características extremamente específicas (regresso da Bundesliga após pausa de inverno, recital de De Bruyne e a enorme onda motivacional do Wolfs pela morte de Junior Malanda). É preciso muito para travar o Bayern de Pep Guardiola, tanto que deu há pouco 7 ao Shakhtar, com quem o FC Porto empatou à rasca duas vezes. Será interessante ver o embate entre duas equipas que mais e melhor tratam a posse de bola na Europa. A equipa que menos abdicar da sua identidade e estilo de jogo habitual sairá em vantagem.

Não temos responsabilidade, apenas ambição. Muita ambição. Mas a nossa Champions já foi ganha. Para pensar além dos 1/4, teria que ser assumido um projecto de continuidade, como em 1987 e 2004, onde ninguém do núcleo duro saiu. O FC Porto está numa época de reestruturação, com qualidade acima da média, mas distante da dimensão do Bayern.

Podemos continuar a dar mil e um elogios aos alemães, mas todos já perceberam a ideia. A primeira mão joga-se no Dragão, e o FC Porto tem legitimidade para lutar por um resultado positivo. Podemos desfrutar de uma grande noite europeia contra a equipa mais forte da actualidade do futebol europeu. A visita a Munique acontece na semana do clássico com o Benfica. Vai haver muito desgaste, resta saber se apenas físico ou também emocional. De recordar que em 1987 perdemos o Campeonato contra o Farense, no dia de um derby lisboeta, três dias antes de sermos campeões europeus em Viena.

Para já, como disse Lopetegui e bem, a nossa Champions chama-se Nacional da Madeira. Nada mais merece a nossa preocupação imediata. A 15 de Abril, todo o resto merecerá a nossa ambição, determinação, paixão e dedicação. Tudo menos responsabilidade e pressão, que essas ficam para o lado da Baviera. Como há 28 anos.

19 comentários:

  1. Inesquecível mas não irrepetível!!!
    FCP777

    ResponderEliminar
  2. É uma honra, um orgulho e uma vaidade podermos falar assim...
    E não esqueçamos que Portugal é (custe o que custar) apenas e só da 2ª divisão europeia, talvez um bocadinho á frente da França (estes são denominados de 1ª por paneleirices e chauvinismos bacocos!!!), Holanda, Rússia, Ucrânia, Belgica, Servia, Croácia... enfim tudo gente que tambem sabe jogar e bem á bola!!!!

    ResponderEliminar
  3. Somos enormes! Agora temos de lutar pelo campeonato contra tudo e contra todos. Quando chegar o dia irmãos, aí sim, eles vão sofrer como cães! Eu acredito, porque não?

    ResponderEliminar
  4. Mais vale nem entrarmos em campo! e se for o filho do hugh dallas pior ainda!
    valha-me Deus! apoiem e acreditem no nosso Porto! Os alemães vão ter uma bela surpresa! Eu estou contigo Porto!

    ResponderEliminar
  5. ""De que serve andar na Champions se não for para defrontar os melhores?""

    É para jogar de igual para igual, posse de bola contra posse de bola.

    ResponderEliminar
  6. Para já temos de ganhar ao Nacional e esperar que outros cedam pontos, quanto ao Bayern a minha confiança está com os jogadores do FCP que, no final do jogo contra o Basileia, disseram de forma natural estarem a jogar para estar na final. São dois jogos ....

    ResponderEliminar
  7. Vamos ganhar 2-0 em casa e perder 2-1 em Munique ! :)

    ResponderEliminar
  8. O Bayern é favorito, mas isto são os verdadeiros jogos da Champions, contra os melhores entre os melhores.

    É crucial entrar bem no jogo, sem nervosismo nem passes para a defesa e guarda-redes. Não podemos tremer e sobretudo não sofrer nenhum golo cedo, porque os alemães quando se apanham a ganhar cedo partem para goleada. Também temos de contar com a condição física, pois eles podem poupar um onze inteiro no campeonato antes dos jogos contra nós... e nós não.

    Ainda assim, com todas estas e mais algumas dificuldades, estou confiante que vamos dar uma boa resposta e que temos uma palavra a dizer sobre a passagem às meias. Estarei no Dragão com toda a confiança.

    ResponderEliminar
  9. TdD conheces algum site onde se possa ver a repetição íntegra dos jogos, particularmente os do F.C. do Porto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não conhecia e fui ver, muito bom arquivo, excelente qualidade de imagem. parabéns ao autor e parabéns também a este blogue pela excelente qualidade dos seus artigos, que sigo aqui e pelo facebook :)

      Eliminar
  10. Corrijam na primeira imagem o "Berlin, GER" se faz favor. Obrigado

    ResponderEliminar
  11. "O clássico da 30ª jornada do campeonato nacional entre Benfica e FC Porto será disputado na quarta-feira de 29 de abril devido ao apuramento dos encarnados para a final da Taça da Liga"

    A final da taça da liga é que é logo a seguir ao Bayern.

    ResponderEliminar
  12. Na imagem diz Berlim. Gralha?

    ResponderEliminar
  13. Já o disse e volto a dizer é uma vergonha ler 95% dos comentários dos portistas depois do sorteio! Para uns nem vale a pena ir a jogo, para outros vamos ser goleados, enfim uma autentica VERGONHA! Se acham que é assim que ajudam a equipa estão muito enganados! Sem vontade de ganhar, sem ambição não se conquista nada na vida! Infelizmente estamos a ser nós os primeiros a contribuir para a nossa possível eliminação... ex como os de hoje servem para mostrar o porquê do Dragão parecer um velório nos dias de jogo! Eu como credito dia 15 farei 500km para ver o meu Porto jogar!

    ResponderEliminar
  14. Off-Topic --> Carlos Eduardo tem estado em grande por França. É opção para 2015/2016 ou vai ficar por algum clube francês? Pessoalmente aprecio bastante o rapaz.

    ResponderEliminar
  15. O nosso discurso deve ser idêntico ao dos alemães. Eles também tiveram azar com o sorteio. Saiu lhes a fava rica. Temos que pensar grande tal a grandeza do nosso clube. Temos que enfrentar o jogo como sendo mais um até à final. Ficamos a dever alguma coisa? Não me parece. Somos do Porto. Somos Porto. Desde 1893

    ResponderEliminar
  16. Após o jogo do FC Porto na madeira, este resultado na minha opinião mostra que o Porto não tem estofo de campeão. Este jogo também reforça a opinião que eu já tinha sobre determinados jogadores. Se Jackson sair o Porto terá de ir ao mercado. Quintero não é nem nunca será um médio ofensivo que de garantias, portando precisa de um médio ofensivo com outras caracteristicas e por fim na minha opinião também precisa de um extremo mais cerebral e criativo, isto porque Brahimi é muito inconstante, alterna jogos excelentes com jogos francamente maus.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.