segunda-feira, 30 de março de 2015

Tudo aquilo que João Moutinho é

João Moutinho é...
... um jogador apreciado, admirado e adorado por todos os adeptos do FC Porto que já tiveram o prazer de o ver suar a camisola.

João Moutinho é...
... um jogador que só precisou de uma época de FC Porto para fazer o que Sporting e Benfica não fazem há mais de 50 anos: conquistar uma competição europeia.

João Moutinho é...
... um jogador que só precisou de um ano de FC Porto para fazer o que o Sporting não faz desde a abertura da muito aclamada Academia: ser campeão nacional.

João Moutinho é...
... um jogador que em três anos ganhou tantos títulos de campeão nacional como o Sporting nos últimos 34 anos e o Benfica nos últimos 20.

João Moutinho é...
... um jogador que já foi o triplo das vezes aos 1/8 da Liga dos Campeões do que o clube que o formou; e o clube que o formou nunca foi aos 1/8 da Liga dos Campeões sem João Moutinho.

João Moutinho é...
... um jogador que já foi aos 1/8 da Champions o triplo das vezes em relação ao auto-proclamado mestre da táctica.

João Moutinho é...
... um jogador que já foi aos 1/8 da Liga dos Campeões tantas vezes como o Benfica na sua carreira.

João Moutinho é...
... um tricampeão nacional, coisa que o Benfica não o é desde 1977 e que o Sporting só o foi na década de 50.

João Moutinho é...
... o médio português mais caro da história do futebol nacional.

João Moutinho é...
... um Dragão de Ouro que já era reconhecido como jogador à Porto quando ainda jogava no Sporting.

João Moutinho é...
... um jogador com direito a estátua no Museu do FC Porto, onde só há lugar para ilustres profissionais que marcaram a nossa história e fazem parte dela com todo o reconhecimento.

João Moutinho é...
... um jogador que não manteve a preferência clubística da sua infância. Daí que se entenda a mágoa que alguns sentem.

João Moutinho é... portista. Não por herança, mas por convicção, amor, dedicação e gratidão.


16 comentários:

  1. Nem mais!!! Tiro o meu chapéu a este texto. Incrivel como conseguem dizer tanta merda na comunicação social. Valham.nos os blogs

    ResponderEliminar
  2. Maisfutebol, embrulha esta!Muito bom Tribunal!

    ResponderEliminar
  3. brilhante! de facto não há nenhum portista que não ame o moutão!

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa por ter utilizado as suas palavras no site do MaisFutebol, sem primeiro ter pedido autorização, mas penso que esta é a resposta perfeita ao lixo que uns chamam de artigo jornalistico.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom! Mais nada! Grande texto, grande pesquisa, grande trabalho!

    O Moutinho é um dos meus jogadores preferidos de todos os tempos. Por mim vendia já o Herrera e assinava o o Moutinho. Espero que um dia volte ao FCP, devia acabar aqui a carreira.
    Ele e o Quaresma são 2 figuras que merecem terminar aqui a carreira, não só pela sua carreira e qualidade, mas tambem por tudo aquilo que representam. Jogadores que não eram portistas mas que hoje amam o nosso clube. Grandes portistas merecem grande respeito! VOLTA MOUTINHO :)

    Joel

    ResponderEliminar
  6. Vocês fazem todos o jogo deles. Há pouco, um tipo do maisfutebol comentava no facebook que a reação dos portistas à crónica era a que eles esperavam, que reagiram como num laboratório: mexeram num ponto sensível, e ficaram a tomar nota dos cliques. A crónica é a notícia mais lida do dia no maisfutebol. Eles estão encantados com a importância que lhes dão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jornalista Nuno Madureira, tratando-se isto de um texto de opinião, podia escrever o que quisesse, desde que não saísse do campo da opinião. Ele quis elogiar o Moutinho e podia fazê-lo de mil formas: não pode é escrever coisas que são manifestamente erradas. A partir do momento em que diz que o Moutinho não é popular entre os adeptos do FC Porto, deixa de estar no campo da opinião e passa a escrever mentiras. Isto já não é um texto de opinião, mas sim se quem desconhece a realidade. E quem desconhece a realidade não a deveria comentar.

      Eliminar
  7. Este Madureira do +fut fuma umas belas ganzas antes de escrever

    ResponderEliminar
  8. Olá
    De facto, João Moutinho é...um Senhor no e do Futebol.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  9. Este é o verdadeiro trabalho do NGP. Mais valiosa está declaração do Moutinho que 90 conferências de imprensa/arruaças. Grande Presidente, enorme Moutinho, excelente TdD.

    ResponderEliminar
  10. Ele tem estátua no museu ?

    ResponderEliminar
  11. João Moutinho é o maior. E como jogador continua a crescer e a ser melhor, o que é até surpreendente. (Agora até finta e tudo..) Luís F

    ResponderEliminar
  12. Pareceu-me que o artigo até quis elogiar o João, apesar de começar por assumir deficiências no jogador e a mentalidade dos adeptos. Esteve particularmente mal ao assumir que os portistas não gostam dele, quando na verdade é bem-vindo de volta quando quiser e idolatrado por todos os filhos do dragão.

    Infelizmente é um conceito constantemente praticado, que a genialidade futebolística está relacionada com o número de dribles e fintas que um jogador faz. Quando mais exuberante for, maior é o talento e o génio do jogador. Eu tenho para mim que isso faz do jogador um brinca na areia, e que a verdadeira genialidade no futebol é a racionalidade e conhecimento táctico, que quando aliado ao profissionalismo e trabalho, transformam um simples homem numa máquina essencial a qualquer equipa. Talvez por isso, os meus jogadores favoritos ao longo dos anos tenham sido sempre médios. Médios pêndulos, tal como Moutinho, capazes de balançar uma equipa duma forma que um desiquilibrador finteiro não o consegue.


    AA

    ResponderEliminar
  13. Mais uma vez brilhante texto!

    Tenho 31 anos e, atendendo à nossa condição de clube que lapida diamantes em bruto e muito raramente compra jogadores consagrados, jamais senti tanta emoção com a compra de um jogador como quando comprámos João Moutinho. O dia, as horas antes da confirmação, preto no branco da CMVM, parecia um tolinho a fazer refresh no site do "O Jogo". Nos 3 anos que jogou com as nossas cores nunca defraudou e tornou-se no meu jogador preferido. Disse várias vezes a amigos: "levem o Hulk, levem o Falcao, não me levem o Moutinho!!!"
    Não nasceu Portista, mas, como diz e bem, tornou-se "por convicção, amor, dedicação e gratidão". Um pouco à semelhança de Maniche, outro jogador que me deixou enormes saudades.
    Se esse "jornalista" fosse homenzinho retratava-se, pedia desculpa pela mentira que escreveu e nunca mais se atreveria a dizer/escrever aquilo que os Portistas pensam ou sentem. Mas todos sabemos que mais vale esperar que as galinhas tenham dentes...

    Despeço-me com:
    "Tu aqui vais jogar, tu aqui vais jogar para ganhar! Seres campeão! Seres campeão! JOÃO MOUTINHO!!!!!!! JOÃO MOUTINHO!!!!!!!!!"

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.