domingo, 29 de junho de 2014

Clone de Mangala está garantido. O «atestado de incompetência» aos guarda-redes e o sucessor de Fernando

Dado como certo no FC Porto pela imprensa holandesa e pelo jornal O Jogo, Bruno Martins Indi vai mesmo reforçar o Dragão. O acordo com o Feyenoord e com o jogador já foi alcançado e o central, que também pode jogar a defesa-esquerdo, nascido em Portugal vai mesmo reforçar o FC Porto após o Mundial 2014.

Martins Indi é reforço
Na melhor das hipóteses, integrará o estágio na Holanda, pois após o Mundial Indi ainda vai ter direito a 2 semanas de férias. Caso o México elimine a Holanda, o mais recente reforço do FC Porto juntar-se-á ao plantel e a Lopetegui - que pediu a sua contratação - em Horst.

Uma contratação de grande valia - verba inferior aos 8 milhões noticiados na Holanda, embora sendo difícil que o FC Porto garanta a totalidade do passe -, pois Indi, apesar de jovem (22), já tem uma considerável rodagem internacional e é titularíssimo na seleção holandesa. Importa esclarecer que, apesar de ter nascido em Portugal, contará como futebolista estrangeiro no FC Porto e não ajudará às inscrições na UEFA.

Como o Tribunal do Dragão tinha adiantado, a hipótese Balanta perdeu força há duas semanas e o FC Porto centrou atenções entre Indi e Manolas, dois nomes apreciados por Lopetegui. A escolha recaiu sobre o primeiro, numa altura em que ainda há indefinições quanto ao quarteto de centrais (Abdoulaye está no mercado e a permanência de Maicon não é dado adquirido; quanto a Rolando, o FC Porto não baixa dos 5 milhões e o Inter não sobe dos 3,5, por isso a hipótese do regresso ganha força; e o City já convenceu o FC Porto, mas ainda não convenceu Mangala - e Pinto da Costa continua a tentar resistir à necessidade de vender Mangala e Jackson, procurando manter um, o que se avizinha como sendo extremamente difícil). Mas o FC Porto antecipa-se no mercado e garante desde já o sucessor de Mangala. Já para a sucessão de Jackson Martínez, não se vê nome nenhum na imprensa. Isto pode querer dizer muito - ou tudo - do nome que Pinto da Costa decidiu manter.

Alguns adeptos podem e devem questionar o facto de se investir na defesa quando o ataque continua carenciado, mas a ordem de chegada pouco interessa: o que interessa é que cada nome alinhavado seja confirmado. O próximo pode ser Keylor Navas.
Prioridade de Lopetegui

Entre o FC Porto e o guarda-redes já há acordo, mas o Levante vendeu Iborra e ganhou um balão de oxigénio nas finanças. A base negocial está nos 6 milhões de euros e o clube espanhol subiu um pouco mais as exigências, mas a vontade do guarda-redes e o facto de só ter contrato mais 1 ano poderão ser decisivas. O que pode dificultar o lado do FC Porto, todavia, é que o nome preferido para substituir Navas, o português Eduardo, assinou pelo Dinamo Zagreb.

Mas no caso de Navas, o jornal Superdeporte, pelo segundo dia consecutivo, traz o interesse do Benfica (perto de perder Oblak) à sua capa. Quando o assunto é FC Porto vs Benfica no mercado, isso leva à necessidade de uma reflexão. Com o alegado interessado do SLB: surge a necessidade de um esforço extra; ou surge a justificação para um esforço extra? O comum adepto vibra com jogadores que são desviados do SLB; já o adepto mais atento avalia se o rival não é metido ao barulho para justificar a inflacção ou a simples concretização da transferência. Estaremos atentos ao desenrolar do processo.

Outro grande desafio de Lopetegui será superar o atestado de incompetência que está a passar a Bolat, Kadú, Fabiano e Ricardo (Sérgio Conceição já pediu para ter Bolat em Braga). Sim, porque estes quatro guarda-redes ainda não fizeram nenhum treino e já sabem que o treinador não conta com eles para número 1. Lopetegui e Arévalo convenceram a SAD da necessidade de um novo guarda-redes, mas a responsabilidade e pressão serão altas: Fabiano convenceu grande parte dos adeptos depois da lesão de Helton e Navas será o guarda-redes mais caro da história do clube. Este é um desafio assumido pela equipa técnica e que terá que saber gerir.

Lopetegui congelou Ghazal
Outra grande expectativa prende-se com o sucessor de Fernando. O acordo para Aly Ghazal reforçar o FC Porto foi congelado para que Lopetegui avaliasse outras ou melhores soluções para o lugar. Ou para os lugares, pois Lopetegui pode escapar à figura do tradicional trinco e optar por implementar o duplo pivô.

Alguns adeptos estão traumatizados com o duplo pivô de Paulo Fonseca, mas a verdade é que isso não foi mais do que uma expressão celebrizada por adeptos e imprensa e que não correspondia ao modelo de jogo do FC Porto. Paulo Fonseca tentou, sempre sem sucesso, colocar dois médios na saída de bola, com o triângulo tradicional na fase ofensiva (1-2) e na pressão à construção de jogo do adversário. No início de construção, regressava ao 2-1. Um duplo pivô não significa que se jogue em 4-2-3-1. Significa sim que o meio-campo do 4-3-3 assume um posicionamento diferente mediante a transição defensiva ou a transição ofensiva. Vai chegar um jogador para o lugar de Fernado, mas não necessariamente o sucessor de Fernando.

Entretanto, Juan Carlos Cordero confirmou que Brahimi vai mesmo deixar o Granada... Sem confirmar o seu destino. «الهدوء».

10 comentários:

  1. Bom dia. Excelente artigo mais uma vez.
    Existe algum indicativo de que o Porto continua no mercado por um defesa esquerdo, ou o fato de ter contatado o Bruno Indi e o Opare (ambos podem atuar como defesa esquerdo) eliminou essa possibilidade?
    Não é curioso o facto de que nenhum clube português tenha sondado o Antunes ainda?
    Cumprimentos.
    BR

    ResponderEliminar
  2. Excelente artigo! A tão falada falta de dinheiro pelos vistos está ultrapassada (?). Indi, Navas, Brahimi (calma). A confirmarem-se será perto dos 20 milhões! E Suso, alguma pista ou foi deixado de lado? Bolat em Braga? Anda lá um menino que podia e devia fazer o percurso inverso!
    Vamos todos ter الهدوء e deixar a o nosso clube trabalhar!
    Parabéns pelo blog, sou "cliente" assíduo!

    ResponderEliminar
  3. Ilharramendi outro por empréstimo ? ;P
    Jackson finalmente admite conversas com outros clubes, pode o FCP segurar o jogador e abdicar dum bom encaixe financeiro tendo em atenção à idade do mesmo e da necessidade de realizar dinheiro ?
    Já agora Ghazal congelado ( pode descongelar com o Calor ?) ou Lopetegui tem outro perfil de jogador em vista ?
    Navas, se é desejo de Lopetegui - não será BLUFF o interesse do Benfica, para inflacionar o passe do mesmo? ( A Sad aqui poderá ter outro Danilo, para mim/ Que tal deixá-lo ir para o Benfica mas revertendo o jogo, fazendo-os PAGAR mais caro :D) A vingança é prato que se serve frio
    Concluindo... extremos só com saídas ? Varela, gosta de Kebabs ?
    Quaresma renderá com Lopetegui ? Algum reforço para o ataque equacionado ?
    Obrigado por remar contra a maré de espalhafato, polémica, bota-abaixo e Fins de ciclo anunciados, bem como enterros da comunicação Social e Blogs duvidosos.

    ResponderEliminar
  4. Primeiro que tudo parabens pelo blog..
    O melhor dentro do genero sem duvida
    Bruno indi e uma excelnte opcao, indiscutivel de uma holanda que goleou a campea do mundo..
    Navas seria excelente, parece me que fabiano ainda nao esta preparado..
    Bom dentro de postes mas fraco nas saidas aos cruzamnetos e com os pes, tipico de gr de 'eqipa peqena', o que nao e o caso do nosso fcp!!
    Como tao os casos tello e suso?
    Brahimi seria a cereja no topo do bolo.
    Parece me que com julen, quaresma tera muitas dificuldades em jogar.
    Cumps
    F

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez um excelente post Tribunal sobre a avaliação do plantel . Uma coisa que me está a preocupar são as inscrições para a UEFA . Formados no clube e que fazem a pré época segundo se diz temos Mikel e Gonçalo Paciencia . Ainda temos o Rafa e o Ivo Rodrigues por exemplo . E de resto ? Formados em Portugal ? Quaresma , Ricardo , Ricardo Pereira , Josue , Rolando , Varela . Destes penso que só Ricardo Pereira e Ricardo Quaresma tem lugar garantido no plantel . Uma grande dor de cabeça ..

    Quanto ao Martins Indi parece-me um excelente reforço ! Um jogador na linha de mangala , centra que pode jogar a lateral , forte e agressivo . Titularissimo numa das melhores selecções do mundo , foi uma jogada de mestre !

    Tribunal quando aos laterais parece que está fechado certo ? Temos Danilo , Opare e até victor garcia e ricardo para a direita e para o lado esquerdo alex sandro , opare e até rafa se for preciso . Os centrais realmente preocupam um pouco . Parece que o unico garantido é mesmo o diego reyes . Com a vinda de Martins Indi ficam a faltar dois centrais . Por mim podia ser perfeitamente Maicon ( acho que é dos jogadores mais injustiçados no FCPorto ) e Rolando . Ficávamos com 4 centrais bons e diferentes .

    Quanto ao meio campo para já com certeza que temos Herrera , Evandro , Oliver Torres , Quintero . Penso que Mikel é uma boa alternativa ao médio defensivo que vier ( jovem , pode aprender muito , conta para as inscrições na UEFA e parece-me um jogador com maturidade para a idade que tem ) . Faltam definir as situações de Josue , Carlos Eduardo e Defour . Tirando do principio que devemos ter 6/7 médios , dois destes pelo menos terão que sair . Tribunal acha que o Defour pode ter uma outra vida no Dragão ? Ou a SAD espera vende-lo ?

    Em relação ao ataque acho que primeiro de tudo precisamos de um grande extremo ( tello agrada-me mesmo muito ) . Se varela sair acho que precisamos de 2 extremos . Não esquecer também que quintero pode fazer essa posição e pelo que li o Mister gosta de ter um extremo mais interior . Por isso 1/2 extremos devem vir de certeza . Em relação ao ponta de lança gostava imenso que Jackson ficasse pois não estou a ver nenhum ponta de lança a um preço acessível e com a categoria do colombiano . Vamos aguardar pacientemente ...

    Em relação à situação do guarda-redes acho que o nosso mister sabe muito mais que nós em relação a essa posição já que foi um ex- guarda redes . Se ele acha que precisa de um novo redes que lhe dê mais confiança , quem somos nós para dizer o contrários ? Aos nossos olhos de adepto o Fabiano é bom , aos olhos de um ex guarda-redes pode ser bem diferente .

    Cumprimentos

    Tiago Romariz

    ResponderEliminar
  6. Boas caro dragão.

    Existe alguma atualização sobe o dossier Tello?

    Era bom que pudesse ficar fechado esta semana.

    Cumprimentos


    Hugo Vieira

    ResponderEliminar
  7. estamos mesmo interessados no central sérvio que o benfica tb quer ?
    e por falar em centrais sempre se confirmou o central do brondbi ?

    ResponderEliminar
  8. Tribunal, sei de fonte segura que o Davy Propper está a caminho do FC Porto!! Reacções? Confirma?

    ResponderEliminar
  9. Já temos acordo com o granada e brahimi. Veremos se por causa de guerras internas não o vamos ver fugir para outros lados.

    ResponderEliminar
  10. Desde vez volto cá mas não para fazer perguntas como da última vez (peço desculpa de o ter feito, mas é a ansiedade a tomar conta de nós). É um gosto ler as suas publicações, muito mais do que ler a imprensa portuguesa. Continue o bom trabalho, porque tem aqui um cliente atento e que está sempre a vir ao seu blog a ver se há novos posts.

    Grande abraço portista

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.