quarta-feira, 25 de junho de 2014

Fernando «abre» o mercado. E dava para comprar quantos Garays?

Sobre o negócio Fernando já aqui tínhamos falado. Não há muito mais a acrescentar. Apenas expectativa para confirmar qual o encaixe líquido com a transferência, algo que só descobriremos em outubro, quando forem apresentadas as contas 2013-14.
Até sempre, campeão

De Fernando não há muito mais a dizer. Excelente jogador e profissional, que dentro de campo personificava como poucos aquilo que é ser um jogador à Porto. Merece a oportunidade de ter algo novo que corresponda às suas ambições desportivas e financeiras. Boa sorte, Fernando!

O negócio com o Manchester City, como já tinha sido aqui escrito, não podia incluir Mangala nas negociações. Essa é uma questão à parte... e concreta. Como alguma imprensa já noticiou, o City apresentou, de facto, uma proposta de 40 milhões de euros por Mangala, o mesmo jogador que há um mês dizia preferir um convite do Chelsea. E não da boca para fora.

Jogadores como Mangala podem e devem ser premiados pelos seu profissionalismo, mas os interesses do FC Porto estão primeiro lugar... Sabendo-se que daqui a 2 anos Mangala termina o contrato. Se o Chelsea pode ou irá competir com os números do Manchester City, esperemos para ver.

Sobre Jackson Martínez, que fez dois belíssimos golos no Brasil, será uma questão de ver até onde a corda estica. Na perspectiva do Valência, o jornal Superdeporte tem valido a pena cada leitura e ainda hoje escreveu que as próximas 48 horas serão decisivas...  Pelo acordo com a Fundação Valência e Peter Lim. O acordo com a banca será necessário para começar a investir. 

A barreira mínima dos 30 milhões de euros, que o Atlético de Madrid disponibilizou-se a bater aquando das conversações por Oliver Torres, parece estar garantida. Mais cláusula, menos cláusula, mais milhão, menos milhão, a boa forma no Mundial pode ajudar ao negócio. Resta saber se a menos de uma semana do final do mês a SAD vai tentar um acordo relâmpago - o mesmo se aplica a Mangala - para minimizar o buraco de 2013-14 ou se vai apostar já em 2014-15. O sucessor de Jackson, esse, é uma incógnita. Até porque Pinto da Costa ou está mesmo determinado a puxar a corda até ao limite, ou não está mesmo interessado em vender.

Em caso de saída, o desejo de Lopetegui para esta posição específica pode ser caro, mas Jackson foi o abono de família nos últimos dois anos. Um investimento forte para esta posição deve ser prioritário, sobretudo com Tello perto de ser reforço por empréstimo, restando apenas que o FC Porto se decida a arcar com os salários do jogador, que não acredito serem insuportáveis. Ghilas, que também está perto de ter companhia para ir à mesquita, não está preparado para ficar com a posição 9. E a voz do treinador merece ser ouvida neste capítulo. Sobretudo quando 3 centrais que estão no Mundial e no topo dos referenciados para reforçar a defesas custam todos acima de sete, oito milhões de euros.

Recuando a Mangala, tocar no tema é inevitável: o encaixe dá para comprar quantos Garays? Sete? Oito? Tomo a liberdade de recuperar o comentário como resposta a um leitor, com duvidas sobre a transferência é de 6 ou 15 milhões de euros.

Não há absolutamente nada de errado. Simplesmente o Benfica é um clube especial.
O que é que as SAD têm que fazer quando há transferências? Declarar o valor TOTAL da transferência e só depois, no relatório e contas, é que detalham a distribuição pela(s) terceira(s) parte(s).

Vão ler os comunicados de André Gomes, Rodrigo, Ramires, Di Maria... O que vão ver é muito simples: vão ver o valor TOTAL da operação. Nos comunicados do FC Porto, desde Iturbe a João Moutinho ou James Rodríguez, vão ver o valor TOTAL da operação. E até no Sporting, se quiserem ver os comunicados de venda de Ilori, Bruma ou Wolfswinkel, vão ver o valor TOTAL da operação.

À CMVM é sempre declarado o valor TOTAL do negócio. Logo, ao lerem o comunicado sobre o Garay, tirem as vossas próprias conclusões.

O trânsito entre Lisboa e São Petersburgo ainda não acabou.

Se a matemática não me falha, e seguindo o eterno conselho do Cherne, fazendo as contas Garay (que considero ter sido o melhor central em Portugal do último ano, honestamente) dá prejuízo ao Benfica. Mas tendo em conta que este negócio é apenas parte e não o todo, aguardemos para ver como se reforça o rival, que em 2014 entre empréstimos bancários e obrigacionistas tem a pagar ou cobrir 174,215 milhões de euros. Libras boas, há quem diga. Rublos bons, agradecem eles.

19 comentários:

  1. Brahimi, Tello, Indi, Óliver... estes, para já, vamos ver se se confirmam.

    Quanto a Garay, é óbvio: 6ME pelos 100%. Nunca, em momento algum, qualquer venda por eles feita foi comunicada apenas na parte do passe que detêm. Para além que, evidentemente, caso fossem pelos 40%, teriam todo o interesse em comunicá-lo para então não ficarem tão mal na fotografia (isto apesar do jogador só ter mais um ano de contrato). Este jogador rende somente a nível desportivo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim vão lixar o Real Madrid e inflacionar outro jogador que poderá ir para lá, Salvio ou Gaitan... a ver vamos a novela...
      Já agora e Navas, o redes ? Gostei muito do redes do Equador, 1.97 m, hoje esteve inspirado... Dominguez... não sei se haverá é problema de não ser Espanhol.

      Eliminar
  2. Gostei do texto, bom artigo, mas gostei especialmente da companhia para ir a mesquita, muito bom :-) ai temos duas opcoes barrada e brahimi, gosto dos dois. Quanto ao possivel substituto do Jackson penso que seja o Enner Valencia, de todos os que nos foram apontados e o mais completo, e depois temos boas relacoes com o Pachuca, parabens uma vez por mais um belo artigo.

    ResponderEliminar
  3. O tiro está dado, espero ver concretizar "sinais" inequívocos de empenho por quem de direito na alteração da inédita e desastrosa época transacta.
    Estou confiante que os erros foram apreendidos e corrigidos e que Todos - equipa técnica, dirigentes, jogadores e adeptos - estão imbuídos no desiderato de retomar o que é Nosso por Destino.

    P.S.- Obrigado mais uma vez pela clareza da mensagem...

    ResponderEliminar
  4. Em principio esta foi uma artimanha para dar menos ao real pela metade passe deles. O jogador que irá para o zenit, se valer x vai render 10 ou 15 milhões mais x.

    ResponderEliminar
  5. A contratação de Tello por empréstimo prevê alguma opção de compra? Ou é um negócio semelhante ao de Oliver Torres? Este empréstimo inviabiliza a chegada de Suso?

    Já agora, Parabéns pelo fantástico blog que aqui tem, com peças muito interessantes e atuais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oliver Torres é um caso à parte, uma vez sem exemplo para já. Em relação ao Tello, é possível. Suso é um caso preso por outros, não necessariamente a ver com entradas mas com saídas.

      Em relação ao Zenit, em breve perceber-se-á o porquê de ter saído por um preço tão baixo. É um negócio como apêndice de outro.

      Eliminar
    2. Em relação ao Suso, pelo que eu interpreto, estará dependente com a saída de Varela ou mesmo Quaresma, certo?

      Em relação ao negocio do Zenit, acredito que agora o Gaitan sairá para o Zenit por um valor bem elevado. Porém não pode este negocio acabar com negocios entre benfica e Real Madrid?

      Agora uma última pergunta, se Indi efectivamente vier para o Dragão, Balanta fica fora de hipótese?

      Eliminar
    3. Caro Tribunal, porque é que o Zenit entra neste esquemas e quem irá para lá ? Gaitan ? Por um valor inflacionado ? ( Evitar dar uma grande percentagem ao Real Madrid com Garay). O Real Madrid vai ficar bastante contente... :D
      Mangala não sendo sequer opção na França, vai desvalorizar... (opinião)
      Jackson será que não é titular a partir de agora ? Pekérman será ceguinho...
      Quanto a contratações, está visto que agora iremos começar a atacar o mercado, continuo a estranhar a necessidade doutro Redes, já que Lopetegui ainda não treinou com a equipa. Contudo, o treinador parece-me ter personalidade...

      Eliminar
    4. Muito obrigado pelo esclarecimento :)

      Já agora, parece que este ano o FC Porto está mesmo empenhado em reforçar o setor ofensivo da equipa. Boas noticias... Os sinais são animadores

      Eliminar
  6. Sobre o Garay, isso não é bem verdade.
    O FC Porto disse apenas quanto recebeu na venda do Hulk e não o valor total.

    «A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo com o Football Club Zenit St. Petersburg (Zenit) para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva, e dos 85% dos direitos económicos que detinha, do jogador profissional de futebol Givanildo Vieira de Souza (“Hulk”) pelo valor de 40.000.000 € (quarenta milhões de euros). Mais se informa que o Zenit assumiu, ainda, a responsabilidade dos encargos relativos ao mecanismo de solidariedade da FIFA.

    O Conselho de Administração
    Porto, 3 de Setembro de 2012»

    A diferença é que eles não falaram que receberam 6 milhões pelos 40% que tinham do Garay. Ou seja, assume-se que os 6 foram pela totalidade do passe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto , no texto anterior escrito pelo tribunal do dragao , fiz esta pergunta ,comparando Hulk com Witsel , nós por habito temos sempre comunicado o valor que recebemos , e o benfica por habito o valor total da transferencia..

      Tribunal do Dragao se puderes comenta este texto do Edu.

      Eliminar
  7. O tello ja e seguro vir ? Quanto ao mangala estranho ele recusar o city nao ?

    ResponderEliminar
  8. "tendo em conta que este negócio é apenas parte e não o todo".... Gaitan a caminho do Zenit por numeros elevados entao.....

    ResponderEliminar
  9. Grande espaço este,

    é com muita pena que vejo sair o Fernando, um dos melhores que vi com a nossa camisola. Estou muito curioso quanto a sua sucessão,

    Tello por empréstimo? Só com opção e dentro das nossa possibilidades. O Brahimi está perto? Achas que isso quer dizer que alteramos os planos relativamente ao Quintero? Pelo que percebi entendias que o colombiano era para ser aposta forte este ano e que isso podia inviabilizar a vinda do argelino.

    Mas o que eu adorava perceber era os planos que temos para o Danilo e para o Alex. se não estou em erro eles so têm mais 2 anos de contrato. eles vão renovar? Fernandos ja chega um...

    ResponderEliminar
  10. e quem será o companheiro de ghillas, nas mesquitas?

    " Libras boas, há quem diga. Rublos bons, agradecem eles." adorei este final ahahahah

    ResponderEliminar
  11. Brahimi ou Barrada só um deles é possivél ,mas tenho medo a este tipo de jogadores prq este ano á CAN,portanto jogadores africanos possivéis de convocatórias e podem faltar perto de 02 meses .
    Tello era muito bom .
    Vamos ter mais novidades esta semana Tribunal ???

    ResponderEliminar
  12. E em relação à equipa B, há novidades?

    ResponderEliminar
  13. "O trânsito entre Lisboa e São Petersburgo ainda não acabou."

    Ou será que apenas acabou agora? (Witsel)

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.