sábado, 14 de junho de 2014

E o clube que mais fatura em bilheteira é...

Foi um annus horribilis para o FC Porto e para as assistências no Dragão, disso já ninguém duvida. Pela primeira vez desde a inauguração dos estádios que acolheram o Euro 2004, Benfica e Sporting ficaram simultaneamente à frente no número de espectadores. Só no campeonato, segundo os dados da Liga, o FC Porto teve uma média de 27.167 espectadores (488.998 no total), o Sporting de 31.669 (538.265 no total) e o Benfica de 38.528 (693.501 no total). Isto é o que dizem os números de cadeiras ocupadas. E o que dizem os números das receitas?
Bilheteira rende. E os bilhetes
de época?

Nos primeiros 9 meses de 2013-14, a FC Porto SAD apresenta receitas de 4,931 milhões de euros. Já o clube que se congratula por ser recordista de sócios no guinness tem uma receita de... 4,29 milhões de euros. E o Sporting, em ano sem direito a UEFA, regista... 5,46 milhões de euros. Como se justifica esta discrepância

O Sporting, ao contrário dos dois rivais, inclui na mesma rubrica os bilhetes de época, que servem de garantia em caso de incumprimento para com BES e Millenium BCP. Benfica e FC Porto isolam os bilhetes de época da bilheteira. No caso do Benfica, os bilhetes de época renderam 1,377 milhões de euros, o que eleva a receita conjunta para 5,667 milhões de euros.

No caso do FC Porto, o relatório e contas trimestral não esclarece qual o encaixe com bilhetes de época. Que não está incluído na receita de bilheteiras, não está, pois num empréstimo de 17 milhões de euros assumido com o BES e que vence em setembro de 2016 (sendo que já em setembro a SAD terá a pagar 5,5 milhões de euros) são apresentadas como garantias «bilhetes de época e bilheteira». Ou seja, a diferenciação, aqui, confirma-se. 

Assim, são 736 mil euros a separar Benfica e FC Porto. Ou seriam, pois as receitas com o Dragon Seat, embora não sejam esclarecidas, são certamente superiores a essa quantia (o número de compras de Dragon Seat só foi tornado público nos primeiros 3 anos e, em cada ano, superou os 25 mil lugares, ao preço mínimo de 60 euros), o que significa que o FC Porto, mesmo numa época para esquecer, conseguiu ser, nos primeiros nove meses de 2013-14, o clube português que mais faturou em receitas com espectadores.

Não é, logicamente, possível subtrair os preços por bilhete e lugar anual da equação, mas confirma-se que o FC Porto, mesmo num ano terrível, continuou a ser apoiado por uma valiosa massa adepta. Valiosa em dedicação ao clube e como fonte de receitas.

Tudo isto porque, na próxima segunda-feira, serão postos à venda, a partir das 15h00, os lugares anuais para a próxima época. É altura da SAD oferecer um sinal de optimismo e de força para a próxima época e que motive a compra do Dragon Seat por parte dos associados.

Até agora, o FC Porto reforçou o plantel mas não reforçou a equipa. Ricardo, Opare e Evandro (não refiro Sami por não o rever numa lógica de reforço de plantel, com o respeito pelo profissional que cumpriu o sonho de assinar pelo FC Porto) dão profundidade aos respectivos sectores, mas dificilmente um deles terá entrada direta no 11, apesar de Evandro ser o melhor médio do campeonato que não dos 3 grandes. E até bem melhor que alguns dos 3 grandes.

Além disso, além da já mais que garantida saída de Fernando para o Manchester City, o FC Porto ainda corre o iminente risco de perder mais 2 titulares absolutos, que até ao momento não têm substituto. Podem estar sinalizados, mas não estão contratados. 

Já não é «ainda faltam duas semanas para a pré-época». Já é «já só faltam duas semanas para a pré-época». Os adeptos mais leais querem acreditar que a falta de informação significa que os dossiês de transferências estão a ser tratados em sigilo e que isto é sinal de organização. Pode não ser. Há transferências que não dependem unilateralmente do clube, mas é preciso um sinal forte nas próximas 48 horas, caso contrário a procura por lugares anuais, a partir de segunda-feira, corre o risco de não corresponder às espectativas.

1 comentários:

  1. Congratular por (mais) um excelente post, é um prazer ler os seus comentários.
    Também me parece importante uma mensagem forte por parte do Clube, uma mensagem que galvanize os adeptos e os faça crer que vamos ter - acredito que está a ser preparada minuciosamente - uma época bem diferente da que passou. Se conheço como julgo o nosso Presidente então vamos ter muitos motivos para festejar.
    Força Porto!!

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.