terça-feira, 10 de março de 2015

Abrir as perninhas ou ser top europeu

O SC Braga é um clube que nunca deu nada ao FC Porto. Nada. A última contratação minimamente relevante foi Barroso, há já 20 anos. De resto o FC Porto não ganhou nada pelas boas relações com o SC Braga (nem tem que ganhar, pois é saudável e recomendável manter boas relações institucionais com os clubes da Liga). De resto, Orlando Sá? Kieszek? Andrés Madrid? Nenhum jogador veio para acrescentar algo ao FC Porto. E noutros tempos se calhar Danilo Silva não estava a dar que falar em Braga, mas sim noutra zona a norte.

Já o SC Braga não pode dizer o mesmo, pois já recebeu diversos jogadores do FC Porto, muitos deles internacionais, que custaram de um milhão para cima e que já foram escolha inicial no FC Porto. E apesar desta boa relação, o Benfica até conseguiu há não muito tempo ir a Braga buscar um jogador que chegou a ter princípio de acordo com o FC Porto e que este ano fez dois golos no Dragão. Isto sem falar em Tiago, Ricardo Rocha, Quim, vejam lá que até o Artur valeu mais ao Benfica que qualquer outra contratação do FC Porto feita em Braga nos últimos 20 anos.

Serve isto para introduzir a reação a esta pérola que saiu de um programa de TV, segundo o Record da boca do sr. Eládio Paramés, mas que é uma crítica habitual: «Contra nós eles comem a relva, contra os outros eles abrem as perninhas». Se a estupidez pagasse imposto o primeiro-ministro não era o único a ter dívidas acumuladas.

O SC Braga já ganhou 2 vezes ao Benfica esta época e perdeu duas contra o FC Porto. Qualquer portista reconhece que as vitórias foram suadas, mas em última instância justas. No jogo do Dragão tivemos muitas dificuldades (até fica um penalty por marcar no fim), mas em Braga o FC Porto foi dono e senhor do jogo. Não deixou o SC Braga jogar, não deixou atacar, não deixou sequer assustar o Fabiano.

Ora para alguns senhores comentadores que têm espaço televisivo, como é o caso do sr. Eládio Paramés, isto não acontece por o FC Porto ter sido imensamente superior. Isto acontece por o SC Braga ser um clube porreiraço, que nos deixou ganhar o jogo. Quando estas afirmações saem da boca de pessoas que deviam perceber um mínimo de futebol, diz tudo sobre a qualidade e seriedade da nossa praça.

E surge então a questão do Benfica. Queixam-se que o SC Braga abre a pernoca contra o FC Porto e come a relva contra o Benfica. Mas queixam-se de quê, exatamente?

SC Braga x FC Porto - 24ª Jornada
SC Braga x Benfica - 8ª Jornada
Os números são sugestivos: o SC Braga fez mais uma falta contra o Benfica do que contra o FC Porto. É esse o problema? O que separa uma equipa de comer a relva de outra que abre as perninhas é uma falta? Ah, se calhar queriam que essa falta fosse feita ao minuto 73. Já equilibrava a coisa.

O FC Porto secou o SC Braga porque é uma das melhores equipas da Europa na reação à perda da bola, na pressão e no controlo da posse. Não é apenas opinião, são os números que o dizem:

UEFA: eficácia de passe e posse de bola na Champions
Em termos de posse de bola, só o Bayern e o Barcelona são superiores ao FC Porto, como é normal que o sejam. Já agora, em que lugar está o Benfica? Em 16º, com 51% de posse. E se virmos a tabela individual dos jogadores...

UEFA: eficácia de passe na Champions
... chegamos à conclusão que os médios do FC Porto são muito superiores aos do Benfica na eficácia do passe. Quem é mais certeiro no passe, tem mais tempo a bola. E quem tem mais tempo a bola, não deixa os adversários criarem perigo.

E antes que digam que isto é uma percentagem de passe essencialmente construída por um futebol mais conservador e seguro, podemos constatar que o FC Porto é das equipas da Champions que mais tenta o golo:

UEFA: remates na Champions 
O FC Porto foi a Braga ter 67% de posse de bola. Uma equipa que tem 67% de posse de bola não permite ao adversário mais do que ter ocasiões num contra-ataque ou numa bola parada. O Braga teve uma oportunidade numa bola parada, a única, aos 6 minutos, e nada mais. Mas o FC Porto também se tornou uma equipa fortíssima na defesa do espaço nas costas da defesa. Vai sendo cada vez mais raro ver a equipa descompensada defensivamente.

É por isso que o FC Porto tem neste momento a melhor defesa da Europa (tirando os Bálcãs, que não têm expressão internacional, com todo o respeito).

zerozero.pt - melhores defesas europeias
Isto são provas do crescimento do FC Porto de Lopetegui como grande equipa europeia. Provas que teremos a possibilidade de reivindicar esta terça, na Liga dos Campeões. Oxalá no final os Paramés da nossa praça estejam todos a dizer que o Basel abriu a perninha: é sinal que o FC Porto voltou a ser dominador, autoritário e vencedor. Uns com o mérito, outros com o demérito, nós com a vitória.

10 comentários:

  1. Esse Eládio é uma aberração autentica! Amanha 500km para ver e apoiar o nosso Porto!

    ResponderEliminar
  2. Oxalá imbecis como esse Paramés, continuem cheios de azia. É bom sinal. Esquecem-se que o Braga ultimamente só tem feito negócios com o clube do regime. (Djavan,R.Amorim etc)

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente toda a imprensa desportiva é contra o FCP, e então esses comentadores de meia tigela, nem é bom falar! Só uma coisa a fazer ignorar toda essa espécie de gente

    ResponderEliminar
  4. É sempre assim, estamos habituados... O guimarães não joga nada ( é só o 5º classificado nacional), o basileia não joga nada ( só passou a 1era fase da liga dos campeões, coisa que não se pode dizer de muitos ) , o sporting não joga nada ( é só o 3º classificado nacional ), o braga não joga nada ( é só o 4º classificado nacional ), e com certeza vai acontecer o mesmo depois do jogo de hoje....

    Para muitos é mais fácil de dizer isso ( não sei se podem se queimar a lingua ) que de reconhecer que o Fc Porto esta a fazer o seu trabalho de casa, e bem.....

    E de sublinhar :
    O que é engraçado, é que quem reclamem uma grande penalidade contre o Fc Porto ( no jogo Fc Porto - Braga) são os mesmos que dizem que não há penalte a favor do Fc Porto ( no jogo benfica - Fc Porto na época passada ) e que são lanças idênticos.

    ResponderEliminar
  5. O CFC (Carnide Futebol Clube) passou por imensas dificuldades das duas vezes que jogou com o Braga e o Porto conseguiu ganhar com denota superioridade, a explicação? É a mais simples de todas, sem recorrer a teorias da conspiração ou a hipóteses contrariadas pelos números: o Porto teve uma superioridade muito maior sobre o Braga porque o Porto é muito melhor equipa que o benfas. O resto é ressabianço e sentimento de impotência futebolística (mas os adeptos do merdas não se preocupem, a superioridade a nível de corrupção resolverá todos estes problemas).

    J. Silva

    ResponderEliminar
  6. O Paramés não chegou a trabalhar no SC Braga? Creio que sim. O Paramés é, sempre foi, um imbecil, talvez gostasse de agenciar um jogador do FCP. Como pode ele perceber de futebol se é ignorante? Logo, com humildade e sorte, ganharem os!

    ResponderEliminar
  7. Mas quem é o Basel em comparação a zenit,monaco,Bayern Leverkusen.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha olha a aziaaaaa mano

      Eliminar
    2. Não parece que tenha sido azia, mas sim ironia. Até porque o Leverkusen e o Mónaco, ao contrário do que aconteceu com o Basel, não tiveram que eliminar um grande europeu na fase de grupos para chegar aos 1/8, neste caso o Liverpool.

      Eliminar
  8. Boa tarde,

    A cada nova entrada no seu blog, mais gosto de o ler. Obrigado e que nunca lhe doam os dedos!

    Somos Porto!

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.