quinta-feira, 12 de março de 2015

Motivação ou tresandar a medo

Não há memória de um clube português com tão favoráveis condições para ser campeão. Quatro pontos de vantagem, calendário mais acessível, vai receber o segundo classificado em sua casa e um novo fracasso nas competições europeias até deixou a agenda mais folgada. Isto sem falar na forma como a liderança tem sido forjada. E no meio disto tudo, ainda se ouve os ossinhos a tremelicar.

Já não bastava a forma suja e inética como se têm referido ao Sporting de Braga na praça pública, desvalorizando a forma totalmente meritória como o FC Porto se impôs aos bracarenses. A forma como procuram disfarçar que Benfica e SC Braga têm uma proximidade muito superior quando comparado com o FC Porto tresanda a desespero. Agora saiu esta:


Está muito bem observado. De facto o SC Braga, ou neste caso o seu responsável de multimédia, colocou um vídeo onde mostra os golos das duas vitórias contra o Benfica. Só uma perguntinha ao nosso ex-deputado: que vídeo de motivação é que era suposto o SC Braga fazer contra o FC Porto, tendo em conta que só tinha jogado uma vez esta época e perdeu esse jogo?

E agora recuemos até 2013. Depois de Jorge Jesus ajoelhar no Dragão, as esperanças do Benfica ainda ser campeão estavam no Paços de Ferreira, um clube muitas vezes conotado como tendo proximidade em relação ao FC Porto. Pois, mas nunca ninguém do FC Porto fez vídeos para motivar o Paços de Ferreira frente ao Benfica. Será que podem dizer o contrário?

Clicando aqui, vemos um vídeo épico de três minutos a motivar o Paços de Ferreira para o jogo com o FC Porto, da última jornada de 2012-13. E reparem que o Paços diz «obrigado Guilherme Cabral pelo excelente trabalho». Quem é Guilherme Cabral? «Um jovem que trabalha para o Benfica ao nível de edição multimédia e que já fez uma série de outros vídeos de motivação para várias equipas encarnadas», conta aqui o MaisFutebol.

Ninguém do FC Porto reclamou e o clube fez o que lhe competia: deixou as distrações de fora, ganhou em Paços de Ferreira e foi campeão. Mas porque é que o Paços de Ferreira achou pertinente colocar um vídeo motivacional antes de defrontar o FC Porto e não o fez antes dos jogos contra o Benfica? Certamente que o ex-deputado Rui Gomes da Silva, como personagem atenta a este fenómeno que mostrou ser, saberá explicar isso segunda-feira na SIC Notícias.

PS: Justiça lhe seja feita. Em meio século, não há benfiquista que tenha estado tão perto da taça da Champions. E ainda teve o bónus de ver o que mais de 100 anos de história não viram: uma Taça Intercontinental. E já agora, há que reconhecer que sabe escolher a gravata bem melhor que o ex-primeiro ministro.

23 comentários:

  1. Considerando que o Benfica faz destas a muito, muito tempo, não é de espantar. Sendo Belenense, gostaria de partilhar uma historia caricata do ano em que fomos campeões Nacionais, onde o Benfica enviou um treinador (um tal de Valadas) para preparar o Elvas, no jogo decisivo, e a tentativa de mudança para o Estádio Nacional a pretexto do aumento de receitas para os Belenenses no jogo, que se acabou por realizar nas Salésias, no qual que o Belém ganhou por 1 a 0 e que significou a ultrapassagem ao Benfica na classificação até ao fim do campeonato. Portanto, tudo se espera do Benfica.

    P.s.: Quero desde ja felicita-lo pelo seu blog, muito bem elaborado. 5*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é o Artur Quaresma, tio-avô do Ricardo Quaresma, quem começa a dar a volta a esse célebre jogo. Abraço!

      Eliminar
    2. Essa de mandar um treinador para ajudar a preparar o jogo contra o adversário directo na candidatura ao título, fez-me lembrar o célebre caso Calabote...
      Ainda que pareça mentira, nessa jornada Valdivieso (treinador adjunto do Benfica) orientou o Torreense", para tentar "abater" o Porto....
      São uns "cândidos" os de carnide......

      Eliminar
  2. "A forma como procuram disfarçar que Benfica e SC Braga têm uma proximidade muito superior quando comparado com o FC Porto tresanda a desespero."
    Deliciosas palavras em bons argumentos!
    Parabéns aO Tribunal Do Dragão pelo trabalho, não só de escrita como também de pesquisa, que é feito com regularidade e rigor!

    ResponderEliminar
  3. O FCP tem um Grande Problema:

    Aboubakar vai na paragem das selecções daqui a uns dias jogar na Indonesia e Tailândia.... OU seja não virá em condições de jogar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Grande Problema» tem as iniciais da solução.

      Eliminar
    2. Brilhante , também gosto muito do Gonçalo Paciência!

      Eliminar
    3. É por estes requintes que adoro este blog!Abraço Portista

      Eliminar
    4. Aboubakar deveria renunciar à selecção, assim como qualquer outro jogador do Porto.

      Eliminar
    5. E deviam de ficar todos fechados numa cave e só teriam autorização para sair quando fosse para treinar e para jogar, não?

      Eliminar
    6. O problema é grave, os jogadores são pagos pelo Porto Sad que gasta milhões em transferências e salários, ou seja, não são para andar aí a brincar nas selecções e prejudicar a entidade patronal.

      Os jogadores desvalorizam-se nas selecções e prejudicam desportiva e financeiramente a entidade patronal.

      Eliminar
    7. Isto tem sempre os dois lados: se o Ronaldo renunciasse à seleção para se dedicar ao Real íamos ficar chateados, não íamos?

      Eliminar
    8. O problema torna-se grave é se tiverem de renunciar às seleções dos próprios países para jogarem pelo FCP.
      As seleções são o principal objetivo da maior parte dos jogadores. Não faz qualquer sentido que rejeitem ser chamados.
      Eu quero é que aproveitem todos os momentos na seleção para se valorizarem, evoluirem e desfrutarem. Voltando mais felizes e concentrados no objetivo do clube.

      Eliminar
  4. Salvo erro o falecido Homero Serpa não existem assim muitos anos, explicava na sua coluna habitual na "abola" como o Belenenses tinha perdido o segundo campeonato na ultima jornada...

    ResponderEliminar
  5. essa coisa que atende pelo nome de Rui Gomes da Silva foi ministro com Santana Lopes, até me arrepio só de pensar o que terá feito nessa qualidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, precisamente o que mais me assusta!
      Como é possível uma coisa daqueles ser governante deste país!!!!!!!
      E o resultado está à vista......

      Eliminar
  6. Este senhor devia ter vergonha

    ResponderEliminar
  7. BRUTAL!
    Os "lavadinhos" deviam todos ler isto!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Bravo!! Simplesmente fantástico o trabalho de pesquisa, dedicação e paixão ao nosso clube! Não perco uma leitura deste excelente blog: racionalidade, rigor, paixão e inteligência. Orgulhoso por portistas assim! Merecia um dragão de ouro pelo que faz pelo nosso clube. PARABÉNS!!

    ResponderEliminar
  9. Isto é verdadeiramente assustador se pensarmos no tipo de gente que tem governado este miserável país. Este fulano foi sempre um criado de alguem, agora é de Vieira, no passado de S.Lopes, é uma espécie de pirómano, mas mais perigoso, porque tem acesso á manipulação proporcionada pela prostituída, mas poderosa, C.S. lisbonense. Gostava de falar cara a cara com este tipo.

    ResponderEliminar
  10. Excelente artigo e trabalho de pesquisa!!!
    Agora é esperar que amanhã o Braga os coma de cebolada no pardaleiro da luz...

    ResponderEliminar
  11. A mãe desta "coisa" deve chorar todos os dias por não ter abortado na altura da gravidez!

    Como diz o nosso grande treinador, que vê mais só com um olho e com 9 meses de casa do que a maior parte dos tugas em 80 anos. É muito preocupante "coisas" destas, (assim como a outra "coisa" que é porta voz das galinhas ou lá o que é) terem cargos políticos. Mas aí está a razão deste país ser o que é.

    É por isso que eu aconselho o uso do preservativo na hora do acto sexual. Lol

    POORTOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.