quinta-feira, 3 de julho de 2014

Rolando regressa a uma casa que continua por arrumar

«Alguns adeptos poderão questionar: será possível a integração de Rolando depois de toda a polémica com Antero Henrique? Respondo com outra questão: que melhor prova de uma estrutura unida e a remar para o mesmo lado do que deixar para trás as questões pessoais em prol do FC Porto?»

De volta a casa, para já
Foi assim que O Tribunal do Dragão abordou, a 18 de junho, o regresso de Rolando ao FC Porto, que é agora confirmado pelo jornal O Jogo, no dia em que começa a pré-época 2014-15. Importa esclarecer que a sua permanência no plantel ainda não é um dado garantido - se o Inter Milão chegar aos 5 milhões de euros, a saída ainda pode acontecer -, mas o primeiro passo foi dado. Não é apenas uma obrigação contratual (os jogadores com contrato têm que se apresentar no Olival), mas o cumprimento de algo que deve ser regra em relação a passado, presente e futuro: nada nem ninguém está acima do FC Porto.

Rolando é um elemento que conhece o balneário, já foi capitão, experiente, com qualidade e foi um dos melhores centrais da Serie A do último ano. Caso fique no plantel, terá que renovar, pois só tem mais um ano de contrato - tal como Izmaylov, que vai renovar até 2016 antes de ser emprestado, para prevenir uma saída a custo zero. Uma curta nota: o FC Porto errou na contratação do jogador, mas não na gestão dos problemas de ordem emocional, familiar e psiquiátrica de Izmaylov. Salvou-se o homem e, ao que tudo indica, recuperou-se o futebolista. Bravo, FC Porto.

De volta ao tema inicial. Rolando, dos jogadores que estiveram emprestados, é o único que sabe que tem lugar no plantel de Lopetegui, isto caso o Inter não suba a parada. Bolat, Tiago Rodrigues e Djalma têm ordens para se apresentar, mas dificilmente algo mais do que obrigações contratuais, além de Caballero, que pode tentar aproveitar o facto de Gonçalo Paciência ser o único ponta-de-lança disponível para as primeiras duas semanas.

Mangala tem sucessor. Jackson não
Lopetegui ainda espera pelos seus reforços e curiosamente hoje o jornal CM até escreve que o treinador tem «plenos poderes», a ponto da SAD decidir dar-lhe jogadores por empréstimo (para já só Oliver está confirmado) para tentar satisfazer as suas opções. Uma meia verdade: se é certo que Oliver Torres foi um pedido do treinador, os empréstimos também são uma forma da própria SAD se adaptar ao mercado e às dificuldades de tesouraria que apresenta e vai continuar a apresentar, enquanto Mangala (para quem a sucessão já está tratada, embora Indi não esteja oficializado) e Jackson Martínez (que Pinto da Costa não quer deixar sair - sobretudo porque Lopetegui, ouviu O Tribunal do Dragão, disse que Jackson seria o ponta-de-lança ideal para ele) estiverem no Brasil. Um plano que muito, muito dificilmente resistirá à lei do mercado e de um clube que depende de vendas - não só para investir como para subsistir.

A Lopetegui resta, para já, tentar tirar ao máximo proveito dos jogadores que tem à disposição, mesmo que já tenha a opinião formada sobre a generalidade. À SAD resta adotar a consciência de que quanto mais tarde as entradas e saídas forem fechadas, maiores serão as limitações para preparar a época, sobretudo num mês de agosto em que pode aparecer um tubarão no play-off da Champions.

20 comentários:

  1. Só não entendo o que a renovação do Marat traz de positivo. Pelo contrário, se tiver uma recaída, pode tornar-se em fonte de mais encargos futuros para o FCP. Positivo só se for para o seu empresário Paulo Barbosa.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Sim, o FCPorto TEM que estar acima de interesses pessoais, quer sejam de jogadores, empresários, ou mesmo dirigentes.
    Não sei das razões do conflito com Antero Henrique, mas o regresso de Rolando poderá ser uma mais valia.
    Mesmo assim, lembro-me sempre do «regresso» de Fucile e fico «de pé atrás».
    Vamos ver....

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu que leio apenas alguns blogs como este e foruns portistas e nao tenho trabalho nao estudo, nao faço nada da vida nem tenho nenhuma "fonte" de informaçoes internas no porto mas como portista e como amante do porto tento sempre saber tudo acerca do clube eu tentarei explicar... o tribunal do dragao que me corrija se estiver errado em algo
      o caso fucile é simples, armou o cao com o vitor pereira foi encostado depois emprestado, depois tentaram um regresso, armou de novo o cao com paulo fonseca foi encostado e como termina o contrato sai e bem, ele nao é mais que ninguem e tem de respeitar as pessoas do clube e ja agora na altura da primeira vez que foi encostado aposto que ele queria era sair
      caso rolando é diferente, ha conflito de interesses no porto desde a entrada de alexandre pinto da costa na estrutura, ele nao tem boas relaçoes com antero henrique e disso é sinal a zanga que houve a 1 ano a quando a contrataçao de carlos eduardo porque queriam ser ambos a tratar da mesma... rolando tem como agente um gajo que tem boa ligaçoes a alexandre pinto da costa, antero henrique tem ligaçoes a jorge mendes, dai todos os problemas que houveram com rolando este regresso é bom, jogador experiente, com experiencia da casa, é bom jogador, é portugues, e so mostra que ao contrario daquilo que muitos ja tinham pregado para ai o pinto da costa ainda manda no porto

      Eliminar
    2. Olá
      Será que quem manda é Pinto da Costa...ou é o filho Alexandre ao conseguir «impôr» Rolando?....


      Já agora, alguém confirma a demissão do director da Porto Comercial, Paiva Brandão?
      Cumprs
      Augusto

      Eliminar
    3. Alexandre Pinto da Costa não é nem nunca foi o empresário de Rolando. A única coisa que que fez foi intermediar o empréstimo dele para Itália. Depois tem uma ligação a Peppino Tirri, que tinha procuração para representar o Rolando no mercado italiano.

      Tal como Paulo Fonseca perguntou há um ano se podia recuperar o Fucile, o Lopetegui perguntou se podia recuperar o Rolando. Os 2 estiveram afastados por motivos bem diferentes, porque Rolando sempre foi um bom e dedicado profissional. É português e portista ferrenho.

      Eliminar
  3. «Todos os dias os jornais têm dito que está cá o Inter e que vamos negociar o passe de Rolando, mas posso confirmar que nunca estive com ninguém do Inter e que Rolando irá fazer parte do plantel. É um jogador para ficar», afirmou Pinto da Costa, em declarações ao Porto Canal.

    finalmente uma boa noticia, aplaudo

    ResponderEliminar
  4. Visto que o Rolando está neste momento integrado no plantel e que pode claramente valorizar, apesar de não se nenhum jovem, se o Inter neste momento oferecesse 5M, na minha opinião, seria um erro vende-lo, principalmente se o treinador o quer cá e o jogador quiser cá ficar.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho a melhor opção. "Sem gastar dinheiro" garantimos um excelente central que, a confirmar-se a vinda do Indi, é o melhor central do plantel. Excelente.

    ResponderEliminar
  6. Seria bom se pelo menos fosse desmentido que o Lopetegui pode rescindir a custo zero. É de muito mau gosto um treinador exigir isso, desce logo na minha consideração, porque assim pode ir embora quando quiser. Quem foge são os ratos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Última e única vez em que essa questão é abordada, tamanha que tem sido a sua propagação ignorante.

      Não, não existe nenhuma cláusula para rescisão a custo zero, como nunca existiu em nenhum profissional de uma SAD. Lamentável que se confunda uma básica lei laboral portuguesa prevista entre qualquer contrato celebrado entre trabalhador e entidade empregadora (período experimental de trabalho) com uma fictícia rescisão a custo zero.

      Eliminar
    2. E porque motivo se haveria de desmentir um mero boato saído de uma qualquer mente na internet?

      Eliminar
  7. Tribunal do Dragão a inclusão do rolando é uma excelente noticia ! Sempre achei que o porto precisava de um jogador experiente no centro da defesa . Rolando preenche os requisitos todos : Experiente , já foi um capitão , conhece bem a casa , ja ganhou titulos e já foi um dos pilares numa das melhores épocas de sempre do Porto .

    Tribunal se pudesse gostava que me esclarecesse uma situação que deve perceber mais que eu de certeza . Como é que é possivel o clube lá de baixo que em tempos comunicou à CMVM a venda da totalidade dos passes de Rodrigo e Andre Gomes ( por 30 e 15 milhões respectivamente ) a uma empresa gerida por Peter Lim , esses mesmo jogadores se terem apresentado hoje no estágio ? Presumo que estes jogadores já não sejam jogadores do clube . E se a tal empresa os emprestou ao clube , não havia de haver uma comunicação à CMVM de tal facto ? Isto é legal sequer ? Ou será que os jogadores só estão a ganhar forma fisica ? :) . Depois do negócio do Roberto e com pizzi lá pelo meio , outro caso estranho .


    Cumprimentos


    Tiago Romariz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Situação perfeitamente normal. André Gomes e Rodrigo ainda têm contrato com o Benfica. O Peter Lim é dono dos passes deles e não é dono do Valência, ao contrário do que alguma imprensa portuguesa tem insistido. O Lim ainda não comprou a Fundação Valência e enquanto assim for André Gomes e Rodrigo continuam a ser jogadores do Benfica.

      Mas atenção que o dinheiro do André Gomes e do Rodrigo ainda está na rúbrica de clientes e é assim que vão ficar até ao Lim comprar mesmo o Valência. O dinheiro só entra quando o Lim for oficialmente dono do Valência. Até lá são os 2 jogadores do Benfica, pois os direitos desportivos ainda não podem ser passados para o Valência.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo esclarecimento . Isto agora com os fundos e empresários e partilhas de passes pode fazer alguma confusão .


      Tiago Romariz

      Eliminar
  8. Só dizer que um blogue portista que sabe também falar sobre os rivais sem cair no fanatismo fácil e na mania da perseguição em relação à imprensa era algo que faltava na bluegosfera. Obrigado ao Tribunal, ganharam um leitor assíduo.

    ResponderEliminar
  9. Tribunal ,qual é a sua opinião sobre a Sad até ao momento sobre as possivéis contratações ??Na sua opinião teremos reforços de qualidade além destes já conhecidos ???

    ResponderEliminar
  10. Uma pergunta que penso poder ser aqui respondida.
    O Rolando está com a cabeça no FCP?
    Fez um fim de época extraordinária em Itália. É normal, e absolutamente legítimo, que gostasse de continuar a sua carreira num campeonato melhor e com outra visibilidade.

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rolando já respondeu a isso. Ficando no plantel, fica a bem.

      Eliminar
  11. Infelizmente com a lesão grave do Mikel agora é preciso urgentemente um jogador para o meio campo, Ghazal pode descongelar?
    E um redes? Agora com Navas a ser disputado por meio mundo, ainda está em cima da mesa um reforço neste sector

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.