segunda-feira, 7 de julho de 2014

Uma pergunta de 10 milhões de euros

Brahimi é um jogador apetecível para qualquer clube português. Um extremo com cultura de médio interior, com boa visão de jogo, que sabe tratar a bola, desequilibrar, tirar um adversário da frente e procurar a diagonal para rematar ou tentar o passe de ruptura. Em suma, um jogador que seria uma clara melhoria para o plantel do FC Porto. Mas que não vale, à data de hoje, 10 milhões de euros.

Diferença entre um bom
 jogador e um bom negócio
O site CalcioMercato escreve hoje que Brahimi está entre Udinese e FC Porto, os 2 clubes posicionados para contratá-lo. Para quem não sabe, Granada e Udinese têm o mesmo proprietário, Giampaolo Pozzo. Como é possível avaliar em 10 milhões de euros um jogador argelino, em ano de CAN, que fez 3 golos pelo 15º classificado da liga espanhola em 2013-14 e cuja única concorrência para o FC Porto é um clube que tem como dono o mesmo proprietário do Granada? Claro que há sempre outros clubes apontados, mas onde acabam os rumores e onde começa a verdade?

Não é um investimento que se justifique nesta altura, não por 10 milhões de euros. Independentemente da possibilidade de entrarem investidores no acordo e de ser um upgrade ao plantel actual, o FC Porto não pode pagar tamanha quantia (ou aceitar esta valorização) a um clube que há um ano emprestou o seu melhor jogador, de mão beijada, ao rival Benfica.

O FC Porto não pode contratar Brahimi por 10 milhões de euros. Em bom rigor, ontem foi defendido que com Tello o caro podia tornar-se barato, e claro que Brahimi também podia vir a justificar cada euro investido nele. Mas há uma grande diferença entre ser um pedido do treinador e ser uma alternativa para o treinador, lembrando que Lopetegui é um treinador de terreno e que gosta de explicar o que pretende e o que pode oferecer a cada jogador antes de o contratar (ou pelo menos é o que tem tentado fazer).

O que se ouviu de Oliver Torres? Que Lopetegui já falou com ele. O que se ouviu de Tello? Que Lopetegui já falou com ele. O que se ouviu de Martins Indi? Que Lopetegui já falou com ele. O que se vai ouvir de Illarramendi? Que Lopetegui já falou com ele, factor que aproximou o médio espanhol de ser o sucessor de Fernando.

Ten million dollar/euros question: porque é que ainda não se ouvi falar de nenhuma conversa entre Brahimi e Lopetegui?

27 comentários:

  1. É verdade que quisemos o Tanaka? É mau demais para ser verdade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O CM ousou revelar o mal-estar provocado por um presidente que renovou com uma série de miúdos a prometer-lhes ir para a equipa A e que passado alguns meses anda a receber encomendas dos 4 cantos do mundo. Tinham que lhes reforçar o ego de alguma maneira.

      Entre Tanaka e Oliver, ficamos com o melhor Tsubasa. Pelo menos o nosso foi um pedido do treinador... Perguntem lá ao Marco Silva se ele queria o Tanaka.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo esclarecimento! Ghazal està riscado? Suso por não o mencionar também? Virà mais algum reforço? No ataque o silêncio indica que Cha cha ficará? Sem brahimi, há outros em vista? ALternativa a Navas?
      Aranguiz e Tejeda nenhum em vista? Só podem andar a dormir:*)

      Eliminar
  2. De facto, Brahimi é um belíssimo jogador, sem duvida uma clara mais-valia ao plantel do FC Porto, como referido pelo TdD. No entanto, estou de acordo que não se deve pagar 10 Milhões pelo argelino. Após a desistência deste negócio, será que chegará mais algum extremo para além de Tello? Talvez Suso? Com a aquisição de Markovic, Suso perde espaço nos Reds. Mais uma questão, a possível chegada de Ilarramendi será por empréstimo? Com ou sem opção de compra? (Provavelmente, empréstimo sem opção de compra) Não serão empréstimos a mais?

    Mais uma vez obrigado pelo blog.

    ResponderEliminar
  3. Pelo que interpreto, as nossas futuras contratações serão, Indi, já assegurado, Tello, Illarramendi, Brahami.
    Em relação ao Tello e Illarramendi serão compras definitivas ou emprestimos? Principalmente no caso do Illarramendi, visto o preço que o Real pagou por ele, se vier por emprestimo, que acredito que seja o mais provavel, será com opção de compra?

    Em relação ao Navas, segundo a comunicação social, o empresário do jogador diz que tem duas propostas, Porto e Atletico, será que o Porto irá conseguir mesmo ganhar a luta pelo guarda redes?


    Com estas contratações, se acontecerem mesmo, ficamos com excelente plantel, tendo em conta já os contratados e o regressado Rolando, que espero que fique.
    Pena é que não se tenha falado mais no Suso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta com 2 questões: Será que o Navas tem disposição para ser suplente do Oblak ou do Neuer? E será que o Levante vai arriscar perder o jogador a custo zero daqui a 1 ano?

      Eliminar
    2. Eu interpreto essas duas questões com confiança, acreditando que o Navas de prioridade ao projecto desportivo, ou seja, ser titular, acredito que a "luta" será entre o Porto e o Benfica, e nesse caso, acredito que será jogador do Porto.

      Em relação ao Brahimi eu interpretei que viria, porém não seria o melhor "investimento", mas há também a interpretação de que o jogador já não vem, vamos ver o que acontece.

      Para esta epoca estou bastante confiante, e acho que vai ser um campeonato bonito de se ver.

      Eliminar
    3. No último contacto pelo Navas o Levante pediu 10 milhões de euros, logo não é situação que vá ficar resolvida tão cedo, seja para que lado for.

      Eliminar
    4. Pois, 10 milhões de euros por um jogador, já é bastante e tem de ser bastante ponderada essa eventual transferência, para um guarda redes, é claramente um valor acima do que, penso eu, estamos disposto a pagar. Mas podemos claramente "jogar" com o 1 ano de contrato do Navas e o desejo do jogador em ir para um desafio maior. Na minha opinião, ou ele vem para nós ou aceita ser suplente do Neuer e vai para o Bayern. Se vier para nós, acredito que não deverá passar dos 6 milhões. Mas claro, isto já sou eu a divagar.

      Eliminar
  4. Na sequência do último post, porque não falar do negócio Kléber? Quem foi que achou que este cepo valia 4 milhões? E andamos nós a gozar com Balboas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. posso estar enganado mas kleber custou 2 milhoes ou 2,5 milhoes
      kleber no maritimo era bom ponta de lança e a meu ver ainda tem qualidades apenas quando chegou acusou a pressao de ser titular e foi queimado psicologicamente

      Eliminar
    2. nao se ouvi nenhuma conversa entre lupe e brahimi porque ele nao é um desejo do treinador e apenas mais um negocio "a La alexandre pintarolas da costa"...

      ganhei 10 milhoes? :)

      Eliminar
    3. O Kléber custou 3,56 milhões por 70% do passe, mais 415 mil euros de prémio de assinatura e 665 mil euros de comissão. Não vai ser feita nenhuma crítica ao negócio porque, na altura, fui defensor da contratação do Kléber e acreditei que ia ser um bom sucessor do Falcao. Neste caso, se eu também me enganei, não posso de forma alguma criticar a SAD pela sua contratação. Criticar a gestão do seu caso na época passada, isso sim pode ser feito.

      Eliminar
  5. Será que me poderá dizer se o tello vem para o nosso grande porto? E o navas?

    ResponderEliminar
  6. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
    Concordo que o treinador deve ter input no grosso das decisões tomadas sobre possíveis contratações, mas não é um "ai Jesus" se houver um par reforços negociados apenas pela estrutura do clube - desde que estes tenham qualidade e acrescentem ao plantel (o que não é obviamente o caso de Sami, p ex).
    Da pequena amostra que vi de Brahimi (4 jogos no Mundial), pareceu-me um jogador capaz de ser uma clara mais-valia para a equipa, especialmente jogando como 8. É um potencial craque.
    Se 10mio é uma quantia que podemos dispensar? Isso já é outra história. Gostaria de saber de onde é que eles virão...se bem que um negócio com o Granada provavelmente terá que envolver negócios repartidos com outras entidades (dada a nebulosa história desses gajos com os pássaros do sul). Ás tantas a aquisição deste craque não será feita pelo valor total do passe.
    Obrigado pelo blog, está impecável. Abraço.
    David Hasselhoff

    ResponderEliminar
  7. Brahimi pelo que se viu no mundial não é o tal upgrade à equipa de que se fala. É um jogador mais parecido com o kelvin mas muito mais egoísta, procurando sempre adornar o lance com 2 ou 3 fintas. Se as faz bem? claro que as faz, é muito bom no 1 para 1. Se é útil ao jogo de equipa? claro que não. Se vier vamos ver como o treinador o coloca na equipa e se é possível ter em campo em simultâneo Brahimi e Quaresma. Tenho as minhas dúvidas...

    ResponderEliminar
  8. Eu como sócio do FCP ando muito preocupado.A esta altura da época já deviamos ter aqui os nossos reforços garantidos.
    Não podemos vacilar esta época,prq é a época do tudo ou nada.
    Não podemos entregar de mão beijada aos Orcs de novo o campeonato.
    A Sad deveria e devia trabalhar muito melhor . Já ganhamos milhões em tranferências milionárias e agora estamos á espera de vender para comprar.
    Mas, na minha opinião e vale zero,dar 8,5 M€ por Indi é demais,não vale isso como jogador e deixa muito a desejar.
    Mas como é defesa central já se dá 8,5 ,mas se fosse avançado ou extremo já não damos,os defesas é que são precisos.
    Temos um ataque muito rasca ,é a minha opinião .Vale zero.

    ResponderEliminar
  9. "porque é que ainda não se ouvi falar de nenhuma conversa entre Brahimi e Lopetegui?"
    Resposta fácil: porque não foi um jogador pedido pelo treinador. Toda a gente sabe que Brahimi é um desejo da SAD há mais de 2 anos. Já o tentamos contratar noutros defesos, sem sucesso.

    ResponderEliminar
  10. De facto é "estranho", sendo a alternativa avalizada pelo Treinador mais acessível se opte por este jogador - concordo com a ideia de ser interessante e um claro upgrade na qualidade do plantel - em ano de CAN e com os números que apresenta...
    Referi num dos primeiros comentários neste espaço que seria fundamental em ano de Resgate - pelo menos - Todos remarem na mesma direcção, dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos. Assim seja verificável...

    ResponderEliminar
  11. Não falou nem vai falar.

    Por 10 M tenho a certeza que o Lopetegui consegue arranjar 2/3 jogadores de melhor qualidade.

    ResponderEliminar
  12. Não concordo com a opinião que todos os jogadores tem de ser indicados pelo treinador! Para mim desde que o treinador não se oponha a determinado jogador, não vejo porque uma estrutura que já mostrou mais que uma vez que sabe trazer jogadores de qualidade, não possa assumir a escolha de jogador X ou y.

    Realmente 10M é muito dinheiro, e secalhar se não tivesse jogado como jogou no mundial seria mais barato. Mas vamos ser intelectualmente honestos, neste momento qualquer jogador com POTENCIAL, realço o potencial porque mais do que ele vale agora, hoje em dia paga-se o que pode vir a ser (a nossa fama de criar craques e vender caro não abona muito em nosso favor), é vendido por milhões. Vejam o Origi, Enner Valencia, Batshuay, basta mostrarem potencial e o valor dispara!

    Eu até sou supeito de falar porque por 10M preferia o Barrada, mas também temos de dar mérito em quem acerta mais do que falha, e nós acertamos!

    PS: Tribunal que achas do Raul Jimenez? Lo gusta à Lopetegui? ;)

    Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Lopetegui le gusta Jackson.

      Bom jogador mas vale para ele o que foi dito do Brahimi: jogador sobreavaliado face ao que podemos pagar. Estamos a falar de um jogador que fez e jogou menos do que o Ghilas no Mundial...

      Eliminar
  13. Boas Tribunal parabéns desde já por este blog que todos dias é obrigatório passar por aqui para ver os novos posts.
    É verdade que Brahimi é um excelente jogador e que nos fazia muita falta, mas 10M é muito e pode não ser é caro mas é bom, acho que mais vale 3/4 jogadores bons do que 6/7 razoáveis e fica mais caro. Um exemplo 2M pelo Licá é mais caro que 10M pelo Brahimi, agora também e verdade que com esses 10M podíamos ir buscar o Jefferson Montero ou o Suso e ainda o que sobrava dava quase para trazer o Navas, isto já juntando ao Tello que não quero ser pessimista mas toda esta novela cheira-me a mais um Bernard e ainda teremos de levar com varelas..licas..samis, o tempo vai passando e nada nem uma confirmação nem jogadores a treinar que tanto se fala esta perto todos dias.

    Obrigado
    Paulo Ribeiro

    ResponderEliminar
  14. Ou vamos contratar tudo nestas duas semanas e vender que não serve ou então o nosso treinador vai ter de preparar a equipa com o que tem, e depois ai a culpa não e dele se correr mal como correu este ano.

    ResponderEliminar
  15. Tribunal qual é a sua sincera opinião sobre as movimentações do clube no mercado?
    E acredita no navas no dragao?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite.

    Resumindo. Ele vem mas sem o aval total do Treinador. Será isso?

    Já agora, isto do Lope decidir todas as contratações não será um bocadinha arriscado? É que na verdade ainda não provou nada. Tenho algum receio.


    Leio todos os dias o teu blog

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Brahimi a 10 milhoes? so mesmo para o Alex meter ao bolso. Depois de antero ter ganho com sami e ricardo, o alex nao quer ficar atras. Felizmente temos um treinador com tomates e que ameaçou bater com a porta caso brahimi fosse contratado por 10M

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.