quinta-feira, 31 de julho de 2014

Reforço de luxo para o ataque

A renovação de Jackson Martínez já se discute desde abril de 2013, por isso é normal que o último update, trazido pelo jornal O Jogo, seja recebido com algum cepticismo. Será desta? A dois anos do final do contrato, depois de rejeitadas uma oferta do Atlético de Madrid e a abordagem do Valência (que só pode apresentar proposta concreta quando Lim tiver acordo com banca, credores e direcção), ou renovava ou saía. Lopetegui quer fazer dele referência na equipa, Pinto da Costa só queria perder dois dentes do tridente Mangala-Fernando-Jackson. É a hora de juntar todas as partes na mesa e fechar a renovação.

Renovação à vista...
outra vez
Autor de 60 golos em 2 épocas, Jackson Martínez é um ponta-de-lança de classe mundial e o FC Porto não conseguiria ir buscar um sucessor à altura no mercado neste momento. Na última época esteve menos fugaz, mas foi apenas ele? Não foi a pior época em 32 anos de presidência de Pinto da Costa? Na última temporada, era o próprio Jackson quem alimentava o deserto de ideias que era o FC Porto (até marcou em 6 competições diferentes!); esta época, já vai ter quem o alimente de bandeja - o melhor assistente da última época, Josué, foi dispensado, por isso as expectativas face ao rendimento de Jackson e da equipa só podem aumentar.

O estatuto de mais bem pago do plantel e a braçadeira de capitão são dois trunfos que mostram que Jackson pode fazer o contrato da sua vida no FC Porto (que estava disposto a pagar cinco milhões de euros brutos/época a Fernando, um jogador essencial mas improdutivo em termos ofensivos), um clube ao qual só deve gratidão. Mas como já foi dito, não foi Jackson a exigir uma renovação, mas sim algo que lhe foi proposto, por isso o FC Porto deve cumprir com o prometido, de preferência antes do início da época, de modo a garantir um Jackson motivado por poder oferecer as melhores condições à sua família... e perceber que no FC Porto é considerado parte essencial da família.

Empréstimos em marcha

A continuidade de Jackson (a renovação não será à Falcao, uma vez que ninguém chegou à cláusula de rescisão actual, logo não será depois de aumentada - se for aumentada... - que alguém irá avançar), ainda sob ameaça do Valência, abre ainda mais expectativas face aos encaixes que a SAD terá que fazer durante o defeso. Mangala ainda não foi oficializado no City, Iván Marcano ainda está em trânsito, Defour é um nome para libertar uma vaga no plantel. À margem destes 3 processos, começam a ser colocados alguns emprestados.

Última oportunidade
para se mostrar
Abdoulaye e Licá, diz a imprensa desportiva, vão ser emprestados ao Rayo Vallecano. Dois jogadores que partilham o mesmo intermediário (a imprensa nunca revelou o nome do empresário dos 2 jogadores e não será desta) para Espanha, curiosamente num clube no qual Lopetegui já treinou (até onde se sabe, uma mera coincidência).

Abdoulaye tem apenas mais 2 anos de contrato (já foram investidos mais de 1,5 milhões no seu passe) e vai ter uma época decisiva para si, caso se confirme o empréstimo. Tem potencial, mas no FC Porto nunca se conseguiu impor. No Rayo, terá a seu favor o facto de ser cruzar todas as jornadas com grandes avançados; mas vai jogar numa equipa que não assume o jogo e que não sobe muito a linha defensiva, algo que não o vai preparar para jogador num grande como o FC Porto, uma equipa habituada a dominar os jogos e que pressiona à saída do meio-campo.

Quanto a Licá, que custou 1,6 milhões por 60% do passe, o dilema é diferente. Tem 25 anos, não vai evoluir no sentido de se tornar numa aposta válida para o 11 do FC Porto. O Rayo surge à sua medida: uma equipa que vai defrontar vários adversários que assumem o favoritismo, o que lhe vai permitir encaixar num modelo de contra-ataque, onde se sente como peixe na água. É um profissional exemplar, um portista digno do nome, mas que não cabe no FC Porto. Não é um problema de falta de qualidade, mas sim de qualidades «erradas» (verticalidade, explosão no espaço, velocidade, bola nas costas da defesa).

Licá tem contrato até 2017 e confirma-se um dos receios para o defeso: a dificuldade em encontrar clubes compradores. Os empréstimos aliviam a carga salarial, mas é uma solução temporária e que não ajuda à necessidade de garantir encaixes como alternativa a Jackson Martínez. Josué e Ghilas ainda têm as respectivas situações por resolver, e curiosamente até são 2 jogadores a quem um empréstimo poderia ser benéfico. Varela é o outro nome já excluído do plantel e que vai ser transferido, restando ainda saber como terminará o braço de ferro com Rolando.

Quanto a Caballero, cuja contratação/gestão já aqui mereceu muitas críticas, segundo o Record vai ser emprestado ao Aves, equipa com um projecto de subida de divisão. O mesmo jornal diz que Gonçalo Paciência pode seguir o mesmo caminho, informação totalmente falsa - e ainda bem.

PS1: Às 18.00 de hoje, Portugal - Alemanha. Rafa, Francisco Ramos, Tomás, Ivo Rodrigues e André Silva podem ser campeões europeus de sub-19.

PS2: Andrés Fernández herda a camisola de Fernando, a 25, enquanto José Ángel fica com a de... Rolando (14).

44 comentários:

  1. Caro Tribunal do Dragão, não era até hoje o pagamento ao BES de 23 M €, a transferência de Mangala ainda não foi oficializada, como vai o FCP descalçar essa bota ?
    Jackson ficando, é um ótimo reforço! Mas a que preço ?
    No caso do Mangala está mais que certa, a transferência do jogador... mas quando ?
    Varela, para que país vai ?

    Obrigado e bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é até hoje, e este tema só será abordado segundo as informações oficiais, como tem sido sempre até aqui.

      Eliminar
  2. E o novo médio ainda não há noticias Tribunal?

    ResponderEliminar
  3. Eu continuo a achar que o Ghilas tinha um espaço nesta equipa, mas é a minha opinião pessoal. Quanto ao Josué, acho que apesar de ser um bom jogador e de ter uma boa margem de progressão, foi mal usado no porto. Ele tem um excelente pé esquerdo, dos jogos que vi, tem uma boa visão de jogo, mas não é nem nunca vai ser um trinco ou médio ala. No centro como médio construtivo ou 10, tendo espaço para fazer o ultimo passe, aí sim o Josué se destaca. O plantel precisa de mais um avançado, será o André Silva uma boa 3a opção? Se for incluido no plantel da mesma maneira que o Ruben aparentemente vai ser, acho que o porto só tem a ganhar com isso. A minha dúvida é uma, se financeiramente e estruturalmente, seria muito complicado a liga criar uma regra (como se não me engano já existiu) em que exista um limite de jogadores internacionais, ou pelo menos um numero minimo de jogadores com nacionalidade portuguesa? Como é que os clubes teriam que reagir a isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ghilas não queria continuar a ser suplente do Jackson, esquecem-se disso. A maioria dos jogadores não se conforma com duas épocas consecutivas a viver na sombra dos titulares. O próprio empresário do Ghilas disse ao Record que ele não queria ficar num clube onde há «lugares cativos», mas curiosamente estas declarações não tiveram grande eco.

      O Ghilas precisa de jogar com regularidade, estar na sombra do Jackson não é bom para ele.

      Eliminar
    2. e em relação ao que mencionei, sobre uma hipotética lei para proteger os jogadores nacionais, impondo um limite de estrangeiros ou um minimo de jogadores nacionais? gostava de saber a vossa opinião, e o que isso condicionaria para a liga, e para os planos de época dos clubes?

      Eliminar
    3. Não acredito nessa possibilidade no próximo triénio. O futebol português rumou sempre no sentido de permitir mais vagas para estrangeiros, não para as condicionar. Com a criação das equipas B, ganharam um balão de oxigénio para os próximos anos. Além disso, os futebolistas estrangeiros que Benfica e FC Porto contratam dão muita notabilidade ao futebol português, e a LPFP não estará minimamente interessada em perder isso.

      Eliminar
  4. O Jackson bem que merece esta renovação, é dos melhores avançados que já passaram por Portugal e pode dar muito à equipa se inserido num bom modelo de jogo.

    Quanto aos empréstimos, discordo quando o TdD diz que o Rayo é uma equipa que não assuma o jogo, não vi muitos jogos mas do que vi é uma equipa pressionante, que quer ter bola e dominar o jogo, é das equipas com maior percentagem de posse de bola na competição e foi a unica nos ultimos anos a superiorizar-se ao Barcelona neste capitulo num jogo que realizaram contra os catalães nesta temporada.

    Por isso, acho que os estimulos a que Abdoulaye estará sujeito serão positivos, a duvida é se ele conseguirá ser competente na construção e num linha defensiva alta, pelo que conhecemos terá dificuldades e isso pode comprometer a sua utilização. Quanto ao Licá, tenho duvidas que seja produtivo no modelo de jogo do Paco Jémez, tendo em conta as suas carateristicas, mas espero estar enganado e seria importante a sua valorização para uma futura venda.

    Quem teria no Rayo Vallecano um destino mais condizente com a sua qualidade e estilo seria Ghilas. Num modelo de jogo como o do Rayo ele teria que jogar coletivamente, teria que procurar bola no espaço entrelinhas, teria que procurar tabelas, cair nas alas etc seria muito mais interessante para o desenvolvimento do jogo do que ir para uma equipa média portuguesa que o procurasse constantemente em profundidade ou para um Braga comandado por Sérgio Conceição, que não me parece ter um modelo de jogo nada interessante tendo em conta o que fez na Académica e em Olhão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. O Ghilas tem pouco a ganhar na liga portuguesa. É um caso ainda por definir, vamos ver.

      Eliminar
  5. TdD não vamos contratar outro ponta de lança para fazer concorrençia a JM ????
    Precisamos de outro PL já que Ghilas e Gonçalo não servem.
    Só espero que não aconteça como em outras épocas e no final de Agosto,o LIM destas vidas pagar a CR de JM e não termos um substituto á altura.
    Atenção que Lim é a partir de hoje dono do Valencia.
    E um médio não será preciso também ??
    O Clasie é que era ,porque tanto joga a 6 como a 8.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lim ainda não é dono do Valência, e este caso continua a ser noticiado com uma ignorância tremenda por parte da imprensa portuguesa.

      É preciso um médio para o lugar do Defour. Rúben neves emerge, a Lopetegui cabe decidir se é suficiente como alternativa ao Casemiro. Se o treinador entende que é preciso ir ao mercado, seja, o Rúben tem apenas 17 anos e terá muito por onde crescer.

      A questão do ponta-de-lança já foi abordada mais do que uma vez, não me vou repetir.

      Eliminar
    2. TdD temos que admitir que Rúbem é apenas um miúdo de 17 anos que neste momento trepou muitas etapas que o normal de um jogador trepa,nem juniores e nem 1 ano de sénior.
      Temos uma CL para disputar e precisamos de experiencia.
      Atenção que sou um leigo em futebol,sou um adepto de bancada e de sofá.
      Mas na minha opinião e pelo plantel que temos neste momento,acho que precisamos de um bom central,um médio estilo Clasie e um PL .

      Eliminar
    3. Não é dono do Valência. A única coisa que fez hoje foi alcançar o acordo com a Fundação. Falta acordo com o Bankia, maior credor do clube, reestruturar a dívida e um acordo relacionado com a construção da cidade desportiva do clube. Só após resolvidos estes 3 pontos é que será dono do Valência.

      Eliminar
  6. nao podera uma boa epoca de Lica fazer o ser uma aposta num futuro,ou acha que mesmo com boa epoca sera para vender?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que volte a jogar pelo FC Porto. Com uma boa época mais facilmente será transferido do que reintegrado no plantel. Opinião.

      Eliminar
  7. Tribunal a antena 1 avançou que o quintero está perto de assinar pelo arsenal por 25 milhões, confirma?

    ResponderEliminar
  8. Não acha estranho o FCP tar ah tantos dias sem disputar um amigável tendo em vista a preparação da equipa para a próxima época?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem por isso. São opções, 7 a 8 jogos amigáveis por pré-época tem sido o habitual.

      Eliminar
  9. Não acha que deviamos aceitar os 25 milhões pelo Quintero? É mais do que vamos ganhar com o Mangala porque só temos metade do passe e o Lopetegui parece que não conta com ele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro, para aceitar uma proposta é preciso que ela exista. Depois, o empresário já negou a hipotética transferência.

      Além disso, o FC Porto só tem 50% do passe do Quintero. Investiu 5 milhões de euros em metade de um jogador que ainda não aproveitou desportivamente.

      Se Lopetegui conta ou não com ele, não sei. Eu vi-o jogar 45 minutos no jogo de apresentação junto da artilharia pesada...

      Eliminar
    2. Não chegaram a haver contactos para comprar a outra metade do passe?

      Eliminar
    3. Sim, um director do Pescara chegou a assumi-lo publicamente. Mas o Quintero não fez o mínimo de jogos exigido, por isso não temos nenhuma cláusula para comprar mais passe. Para comprar temos que negociar com o Pescara.

      Eliminar
  10. Quem inventou isto do Quintero foi uma conta do Twitter chamada Humo Verdolaga, disseram que ele tinha voo de Bogotá para Londres hoje, e agora estão a divertir-se à grande com os jornaleiros que foram atrás xD LOL este ainda hoje de manhã treinou, vai para Bogotá para ir para Londres? Ahahahah epic win xD

    ResponderEliminar
  11. 5 milhões por ano é impossível, isso só pode estar mal, nenhum jogador em Portugal ganha tanto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 5 milhões época é equivalente, mais coisa menos coisas, a 3 milhões de euros limpos por época. Arrisco-me a dizer que entre Saviola, Aimar, Hulk, Garay, Moutinho e algumas aberrrações sportinguistas já tivemos, ou ainda temos, em solo nacional, jogadores a auferir esse tipo de vencimento.

      Eliminar
    2. Dá cerca de 200 mil líquidos por mês, que foram os números noticiados sobre o Fernando. E sim, esses jogadores que o Tiago referiu ganhavam todos na casa dos 200k (o Hulk ganhava mais, é o mais bem pago de sempre no clube).

      Como a imprensa não faz a diferenciação entre salários brutos/líquidos e muitos adeptos ainda não são trabalhadores os números geram sempre confusão.

      São como os 4 milhões do JJ. Líquidos ganha 180 mil por mês.

      Eliminar
    3. ok... eu nao trabalho nao percebo isso do salario bruto e liquido
      mas segundo sei o hulk quando saiu do porto estava com um contrato de ganhar 5 milhoes por ano certo?

      no que toca a salarios tenho uma curiosidade... rolando ja joga no porto a alguns anos esta epoca que passou esteve emprestado nao sei quem lhe pagava nem é disso que quero falar, agora desde que o emprestimo acabou os meses que ca esteve quem teve de os pagar foi o porto... isto ate sair claro... maicon esta tambem no porto a alguns anos, ja o ano passado julgo que era o terceio ou quarto capitao (antes da saida de lucho e lesao do helton) depois chegou mesmo a ser capitao alguns jogos, este ano esta entre os 3 capitaes tambem... quem ganhara mais rolando ou maicon?

      Eliminar
    4. O Hulk não ganhava 5 milhões. Isso são as despesas brutas, antes de impostos. Como são os clubes a suportar a carga fiscal dos jogadores, as despesas com salários «dobram».

      Entre Rolando e Maicon o vencimento não difere muito, estão na mesma média.

      Eliminar
  12. "o melhor assistente da última época, Josué, foi dispensado""
    o caso do josué parece bastante complicado. para mim é uma tristesa ele ser dispensado, nao fica em nada atras do outros em qualidade, pelo contrario, e é coraçao portista.
    como disseste bem, numa epoca desastrosa e com muitos poucos minutos, ele nao fez de nada uma má epoca, acho que foram 12 assistesias (se jackson nao estivesse no fundo, até poderiam ser mais) e uns alguns golos.
    pelo facto de nao se ter encontrado uma soluçao para ele até agora, nao achas que ele tera uma chance de ser reintegrado ?

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A reintegração já não é hipótese. O Josué está a treinar à parte com os dispensados.

      Eliminar
  13. Miguel, falam num fórum portista que vai haver uma bomba em breve. Não ia haver uma reunião, sabes alguma coisa que possas adiantar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma com a pirotecnia.

      Da reunião de ontem resultou a promoção de mais um vice, António Borges. Quanto a reforços não será adiantado nada nesta altura.

      Eliminar
  14. O importante é reforçar o meio campo... está-se a confiar em demasiado em Oliver, que se formos ver a nível senior não apresentou praticamente nada, com Casemiro passa-se exatamente o mesmo, na europa á 3 épocas pouco jogou... C.Eduardo é outro que não tem qualidade para jogar no Porto! Este meio campo parece-me que precisa de pelo menos um medio de qualidade... confiar em jogadores poruqe têm margem de progressão ou porque vieram deste ou daquele clube a mim pessoalmente levanta-me duvidas, muitas duvidas... mas cá estaremos para ver!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sabido que há a possibilidade de vir mais um médio. E só faria sentido vir se for melhor do que os que já cá estão. ;)

      Eliminar
    2. Eu apostaria em Miguel Veloso. Bom jogador. Forte nas bolas paradas e bom tecnicamente.

      Eliminar
    3. miguel veloso, melhor do que os que ja ca estao, futebol masculino...
      naaa, cenas que nao combinam

      Eliminar
    4. MIGUEL VELOSO BOM JOGADOR ?????
      sem duvida nos seus primeiros anos senior, grande promessa. agora é uma lastima, perdeu tudo que tinha.

      Eliminar
    5. Quem sabe não o vemos de azul e branco... é estar atento à capa do jornal ojogo de terça feira

      Eliminar
  15. Não vou pedir para abrir o jogo, mas pode só confirmar s vamos ter uma grande surpresa nos próximos dias?? Há muita especulação.......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma com a pirotecnia.

      Da reunião de ontem resultou a promoção de mais um vice, António Borges. Quanto a reforços não será adiantado nada nesta altura.

      Eliminar
  16. Pode ser que o reforço para o meio-campo venha quando terminar a 3 pre eliminatoria da Champions... Vamos Besiktas!

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.