terça-feira, 15 de julho de 2014

Tello tem dois anos para mostrar o que vale. Render no presente para criar condições para o futuro

Acordo por duas épocas
Cristian Tello vai ser jogador do FC Porto até 2016, por empréstimo do Barcelona. Idealmente, todos os adeptos gostariam de ter o jogador a título definitivo, mas é o preço a pagar (neste caso, para não pagar) por conseguir o jogador no imediato, sem comprometer o reforço de outros sectores (o forte investimento não significa que se possa investir 12 milhões de euros num extremo depois de ter «gastado», ainda há poucos dias, 11 em Adrián López).

Ao longo das suas próximas duas épocas, Tello poderá mostrar o seu futebol e, se o clube crescer desportivamente, certamente que também o fará financeiramente. Depois, se tudo se conjugar para uma compra a título definitivo, melhor.

Bem vindo, Tello.

PS: Acrescente-se que Tello tem contrato com o Barcelona até 2018 e a sua cláusula de rescisão com o Barça é de 25 milhões de euros.

28 comentários:

  1. Sim, uma das posições carenciadas do nosso grupo. Só lamento é ter que passar pelo que passamos (Licá a sujar a nossa camisola com o seu jogo) para percebermos que temos que investir com cabeça e ambição.
    Falta agora um nº6 (Clasie?) e julgo que podemos atacar as diversas frentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Licá e «sujar a camisola» na mesma frase não combina.
      Se todos tivessem o crer e o orgulho em representar o FC Porto como tem o Licá, não era preciso andar a fazer «limpezas» no balneário.

      Tecnicamente não é jogador para o FC Porto, mas é um profissional que merece e a quem se exige todo o respeito até ao último dia que treinar com a nossa camisola.

      Eliminar
    2. "Licá a sujar a nossa camisola com o seu jogo"!?!? Dos piores comentários que já li... Tenha vergonha na cara...

      Eliminar
    3. Licá é um grande profissional, um portista de coração, dá tudo em cada jogo, porém tem claras limitações técnicas, mas é um jogador que merece todo o nosso respeito.
      E atenção, imaginem vocês a serem contratados para o Porto, o vosso clube de coração e darem tudo o que têm e serem bastante criticados e o maior motivo de piadas, como ficariam psicologicamente? Como está Licá, porém ele não pede para sair (sim, porque ele não fica por causa do ordenado, mas sim porque é um profissional, e fica no clube até que o clube disser que não precisa dos seus serviços).
      Podem acreditar, o Licá é dos jogadores mais profissionais e que respeita mais o clube, não o podemos culpar por ser bastante limitado tecnicamente.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Viaja amanhã, como o pai dele já tinha dito. Compra ao fim de 2 anos só mediante acordo com o Barcelona, jogador e com uma terceira parte envolvida, unilateralmente nada poderá ser feito.

      Sobre as questões que colocaram sobre o Varela, a saída é de facto uma forte hipótese e foi um dos motivos a adiar a inclusão no estágio.

      E de rumorices ficamos por aqui, porque este é um espaço para opinião e não para especulação. Antecipa-se o Tello porque será tema de amanhã na imprensa desportiva.

      Eliminar
    2. "e com uma terceira parte envolvida".

      Boa noite.

      Pode especificar esta parte? Já está prevista a intervenção de uma terceira parte numa hipotética futura compra do passe?

      Uma pena não ficar já contratualizada uma opção de compra... Penso que seria positivo na perspetiva do FC Porto. Isto porque o jogador, quase de certeza, irá valorizar-se, o que dificultará as negociações com o FC Barcelona. Se não se destacasse, ia à sua vida na mesma.

      Muito obrigado desde já.

      Eliminar
    3. Não é líquido que não esteja contratualizada, a questão é que há opções de compra em que o jogador, quando é emprestado, assina pré-acordo com o clube destinatário; depois, quando o clube comprador decidir accionar a compra, o processo é automatizado.

      No caso do Tello, ao fim de 2 anos será ainda necessário chegar a acordo com o jogador. Depois, tendo em conta que ele ainda vai ter contrato com o Barcelona, o FC Porto vai ter que decidir se assume as despesas de fidelidade no contrato ou se o Tello renuncia às mesmas. Isto segundo a versão ao corrente, claro, desconheço que modificações possam surgir hoje.

      Poderá haver cláusula de compra (aliás, está previsto que a verba a pagar agora pelo empréstimo possa ser abatida posteriormente, no momento da compra), mas o processo nunca vai ser unilateral, é essa a questão. A terceira parte está implicada naquilo que perspectivo que seja a incapacidade de pagar 12 milhões de euros em 2016, pois o investimento que vai ser feito agora no plantel vai trazer dificuldades a médio prazo.

      Mas conforme é dito no post, quanto mais cedo recuperarmos o sucesso desportivo, mas facilmente responderemos aos desafios e dificuldades financeiras.

      E antecipando a questão, desconheço qualquer proximidade com o Clasie, mas é um jogador que me enche as medidas. De qualquer forma, é incompreensível fechar um acordo com um jogador (Indi) sem que na altura alguém tivesse reparado no Clasie...

      Eliminar
  3. So gostava de saber se tem opção de compra ??

    ResponderEliminar
  4. Sabe se teremos opção de compra ao fim de 2 épocas de empréstimo?

    ResponderEliminar
  5. Grande blog. Não sei se é jornalista. Mas parece ser. Mas de fato é um vicio, dos bons.

    Gostaria um dia de abordar a politica desportiva do clube para este triénio com o JL. Se nos pode esclarecer sobre a política de formação, se vai haver um modelo pré estabelecido em termos táticos e etc...

    Um bem haja.

    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso, mas obrigado pelo elogio.

      A política do clube tem sido tema quase diário, a cada negócio é debatida e analisada. Mas isto é sobre uma perspectiva externa, de mero adepto, e não interna.

      Eliminar
  6. Um belo blog sobre o Porto e com informação e ideias pertinentes. Tem o seu autor formação jornalística.
    Obrigado pela informação. Gostaria de saber a politica desportiva no clube, se existe um modelo tatico implementado, se passa pelo JL, etc.Darei as minhas ideias depois.

    Um bem haja.

    ResponderEliminar
  7. Outra vez comentários fechados??
    O CM diz que o Rolando rescindiu devido a ordenados em atraso! É urgente desmentir isto, isto é um ataque ao FC Porto!!! Para desviar as atenções dos Oblaks e dos Garays!!!

    Sobre o Tello, se formos bi-campeões, de certeza que ninguém se vai importar quando ele regressar ao Barcelona

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Necessidade face ao «spam» recorrente, de comentários anónimos que são feitos repetitivamente, às vezes a mesma mensagem com diferentes nicknames, sabe-se lá com que propósito, mesmo sendo identificáveis via IP como pertencendo ao mesmo sujeito. Através do domínio Gmail qualquer leitor pode comentar, logo não é difícil fazer o registo.

      Em relação ao Rolando, não é um blogue que tem que desmentir, mas sim o FC Porto. Se a razão estiver do lado do clube e for mentira, certamente que irá desmentir.

      Eliminar
    2. Caro Tribunal do Dragão, tem toda a razão, mas ultimamente o FCP tem andado muito silencioso. Não sei se leu a notícia, mas parece-me claramente um ataque ao clube! É que não é só mencionado a rescisão, mas alegam que houve cenas de Pancadaria e insultos.
      O que foi publicado no pasquim do CM, é demasiado Grave....
      Se não é verdade, é processar o meio de comunicação! Por menos o MST foi processado!
      Já agora, alguma ponta de verdade naquele Rumor sobre Jackson ir para os Gunners ? Está díficil a sua permanência no FCP ?
      Varela não regressou aos treinos, saída eminente ?
      Redes/Central/Médio Defensivo e avançado - parece-me que os reforços terão de ser nestas posições, o que implica uma distribuição de investimento sem cometer grandes loucuras!

      Eliminar
  8. Antes demais queria agradecer por este espaço. Não conhecia o blog e estou surpreendido pela positiva.

    Sabe quem poderá ser o central experiente que o lopetegui pediu?

    ResponderEliminar
  9. O melhor blog, mais fundamentado, mais esclarecido que existe! parabéns pela lucidez.

    ResponderEliminar
  10. Fala hoje a imprensa espanhola que o empréstimo será de 2M e a opção de compra vai ser de 8M... se assim for excelente negocio! Vamos receber um excelente jogador que neste momento não nos vai retirar capacidade de continuar a investir no mercado e com um opção de compra razoável!

    Parabéns pelo blog, não conhecia, só á coisa de uma semana é que conheci e comecei a comentar e está excelente, do melhor!!

    ResponderEliminar
  11. Resumindo será quase impossível comprar o Tello daqui a 2 anos, gosto do jogador acho uma excelente contratação e como na minha opinião este ano tem que ser diferente da politica normal de aquisições do Porto só posso ficar feliz porque finalmente estamos a dar qualidade ao plantel mas nao deixo de ficar preocupado com as finanças do clube.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelo blog, excelente e a colmatar a falta de blogs com rigor de escrita e correcção no domínio clubístico (não apenas do meu FCP). Sobre o Tello, que considero um jogador de nível mundial e com tudo para ser a figura não apenas do FCP mas do nosso campeonato, é adiantado pelos jornais uma opção de compra por 8 milhões a exercer em 2015. Será? Estará sujeita a determinadas e dificeis condições? Independentemente destes detalhes a análise feita no blog é acertadíssima: este ano não importa alimentar modelos ou pensar em vendas. Importa ganhar. Os custos dessas opções e eventuais dificuldades futuras na manutenção/reformulação do plantel logo veremos. Um abraço e continuem com o excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Tribunal:

    Em que medida é que esta incursão, em força, pelos mercados irá significar um aumento, exponencial, da nossa massa salarial e até que ponto isso poderá ser uma inversão numa trajectória de maior racionalização de custos que era defendida por Angelino Ferreira e, especulando, o levou a abandonar o cargo.

    Cumprimentos pelo espaço de referência que está(s) aqui a criar.

    ResponderEliminar
  14. nao gostei de ler essa cena do lica em cima... se ele fosse estrangeiro acho que ja nao diziam isso
    quanto a estes reforços so me questiono quanto a isto... quaresma, ricardo, varela, sami, adrian, tello, brahimi, lica, kelvin... e acho que nao me esqueci de ninguem... tipo jogador a mais, tello, quaresma, adrian, ricardo chegavam brahimi é andar ai a gastar dinheiro e satisfazer sabe-se la quem... julgo que nao seja o treinador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto deve jogar em 4 2 3 1, o que deve facilitar a inclusão desses jogadores todos, com base numa rotatividade de qualidade. Isto claro, querendo tambem dizer, que há vários jogadores que vão sair.

      Brahimi deve vir para jogar no meio campo, atrás do PL e dar o jeito a extremo quando for preciso. Adrian deve vir para 2º avançado ou PL, assim como dar o jeito a extremo. O que faz pensar, Então Quintero e Oliver vão ter espaço? É esperar para ver.. com 50 e tais jogos por época há espaço para todos. Melhor muitos com qualidade do que muitos com pouca como o ano passado.

      Eliminar
  15. Fala-se agora que o A.Henrique almoçou hj com um tal Marcano(central do Olympiacos) no Porto... será que vai reforçar o Porto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era muito bom reforço, sem ser super defesa é muito competente e com experiência, mas não sei de nada... Mas que era boa solução penso que era.

      Eliminar
  16. De acordo com a revista holandesa Voetbal International, o FC Porto estará recetivo a incluir o extremo belga Zakaria Bakkali nas negociações tendo em vista a transferência de Steven Defour para o PSV Eindovhen. Isto seria mais um acréscimo de grande qualidade ao plantel a pensar no futuro e podendo já tirar dividendos no presente!

    ResponderEliminar
  17. Se não estou em erro o Marcano é esquerdino, na minha opinião não faz sentido tendo em conta que já temos o Indi com essas características para jogar de inicio. Isto fazendo contas que Reyes e Maicon não serão titulares.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.